Para incentivar no Brasil as novas formas de promoção baseadas em tecnologias da informação, o ex-presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) David Scowsill esteve, em Brasilia, recebido pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e sua equipe do setor.
Scowsill apresentou ferramentas desenvolvidas pela Eon Reality Inc, (empresa que assumiu como CEO) líder mundial em realidade virtual e ampliada. As ferramentas desenvolvidas se destinam a diferentes parceiros mundiais e são baseadas em simulações, experiências virtuais e softwares de interação com o público interessado.
Lummertz considerou a visita de grande relevância pois, depois que assumiu a empresa, o Brasil é o primeiro país a ser visitado pelo CEO, colocando a Embratur à frente dos concorrentes. “David Scowsill veio compartilhar experiências e reafirmar que com o uso da tecnologia, de forma eficiente, alcançaremos mais pessoas no mundo e, consequentemente, atrairemos mais turistas internacionais para o País”, destacou o presidente da Embratur.
David reiterou a importância de utilização da tecnologia como ferramenta inovadora de comunicação digital, que, no caso da Embratur, auxilia a posicionar o País em um patamar diferenciado na promoção turística.
“O mundo está entrando em uma nova fase de ruptura tecnológica, impulsionada por Big Data, Inteligência Artificial, Robótica, Realidade Aumentada e Realidade Virtual”, afirmou David. “Isso terá um impacto dramático em todas as nossas vidas, com muitos trabalhos sendo automatizados e outros sendo criados. A EON Reality está no epicentro deste tsunami, acelerando a transferência de conhecimento para estudantes e profissionais”, foi a sua declaração para um resumo da atuação pretendida.
Manifestando-se encantado com o novo desafio, Scowsill assumiu como CEO a partir do dia primeiro, sucedendo a Mats Johansson, que continuará Presidente da EON Reality. Scowsill também foi nomeado para o Conselho de Administração. A empresa, com sede em Londres, está desenvolvendo sua plataforma tecnológica global e lançando centros digitais interativos em todo o mundo “.
Antes de chegar à EON, o executivo comandou um programa de visitas com 85 chefes de estado para promover um setor que detém 294 milhões de empregos e gera 10% de PIB mundial. Na WTTC como presidente e CEO estava desde novembro de 2010, e completou vários negócios e congressos nos setores de tecnologia e viagens.
Antes, atuou como CEO da Opodo , a agência de viagens online pan-europeia de propriedade de nove das principais companhias aéreas da Europa e que movimentou 500 milhões de euros em dois anos de sua gestão, antes da venda da empresa para a Amadeus. Atuou também no Conselho da Hilton International, na British Airways e na American Airlines, em papéis operacionais, de vendas e marketing nos EUA, Europa, América Latina, Estados do Golfo, África e Ásia.
É graduado da Universidade de Southampton, no Reino Unido, onde obteve um diploma honorifico em espanhol e estudos latino-americanos.