Cabine de passageiros com poltronas espaçosas e ultra confortáveis do SportJet (Fotos: Divulgação)
Olimpíadas tem tudo a ver com… aviação!
É que na Casa da Rússia, está em cartaz o SportJet, o protótipo do primeiro avião no mundo projetado para necessidades específicas de atletas profissionais em viagens.
A empresa fabricante se chama Sukhoi, tem sede em Moscou e o SportJet parece ter saído de um filme de ficção científica, tamanha inovações o avião apresenta.
No interior da aeronave há uma área médica com uma cápsula para diagnósticos e leituras fisiológicas.
As poltronas são super confortáveis, com espaço para os esportistas esticarem as pernas, é claro, além de outras soluções inteligentes para descanso e recuperação física em pleno voo.
A cabine da aeronave está dividida em quatro zonas funcionais = recuperação, com equipamentos de fisioterapia + área de descanso, que tem ambiente de confortável para dormir, e assentos inteligentes com dispositivos para monitorar dados biométricos + área para treino, com bicicleta ergométrica, e espaço multimídia para estudar e analisar o desempenho da equipe e jogos dos competidores + área dedicada para acomodar a equipe administrativa.
O SportJet, que pode transportar até 60 passageiros de equipes profissionais, foi projetado com a colaboração de especialistas da área de medicina esportiva para evitar desidratação, fadiga muscular e outros efeitos negativos sobre os atletas, que gastam metade de sua temporada em voos.
Os aviões podem ser customizados para um esporte específico, como beisebol, hóquei, basquetebol e futebol. A Sukhoi planeja lançar seu primeiro SportJet em 2017-2018 e já está em negociações com uma série de ligas e equipes interessadas na aeronave.