O turismo é um dos principais componentes do comércio de serviços entre os 2 países, com tantas identidades e envolvimento.
Já com atenções voltadas para a participação brasileira na próxima BTL, entre 15 e 19 de março, a Embratur informou que Portugal foi o décimo emissor de turistas para o nosso pais, representando 162.305 visitantes com 2,75 do total de estrangeiros.
O Brasil foi o 5o país que mais enviou turistas para Portugal com um total de 553.000 visitantes. Houve um total de 1,3 milhões de pernoites brasileiros em estabelecimentos da hotelaria portuguesa.
As regiões preferencialmente escolhidas pelos turistas brasileiros foram a Área Metropolitana de Lisboa (54,5%), o Norte (22,4%), o Centro (13,6%) e o Alentejo (4,3%).
Os hotéis concentraram 88,9% da hospedagem para os turistas brasileiros, sobretudo hotéis de quatro e três estrelas.
Os dados parciais de 2016 mostram recuperação comparando-se com a retração observada em 4,9%.
Segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo sobre o turismo internacional entre os portugueses que foram ao Brasil a lazer, aproveitar o sol e a praia (64,6%) foi o principal motivador da viagem, seguido da cultura (18,7%), e do ecoturismo e aventura (14,3%).
Para esses turistas portugueses, o Rio de Janeiro (43,9), São Paulo (12,2%), Salvador (8,4%) e Fortaleza (6,7%) foram os destinos mais procurados.
No grau de satisfação, 76,5% avaliaram que a viagem superou ou atendeu plenamente as expetativas e 94,6% manifestaram o desejo de regressar ao país.
Atualmente, Brasil e Portugal contam com a oferta existente de 69 voos semanais a na ligação de Porto e Lisboa a onze destinos brasileiros (São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Porto Alegre e Belém).
Em 2016, os investimentos do instituto brasileiro na promoção turística em Portugal somaram aproximadamente 1,5 milhões de euros.