Na manhã desta quarta (27), o Rio Convention & Visitors Bureau tornou-se ainda mais carioca ao receber o título de Utilidade Pública. A entrega foi feita pelo deputado Pedro Fernandes, autor da proposta aprovada por meio da Lei 7.302 sancionada em junho.
A justificativa pela homenagem foi perfeitamente alinhada. O título de Utilidade Pública é o reconhecimento da União, dos Estados e dos Municípios aos relevantes serviços prestados à sociedade. Como uma fundação sem fins lucrativos, o Rio CVB atua no fomento ao turismo receptivo comprometido em gerar resultados para os setores representados, incluindo companhias aéreas, promotores e organizadores de eventos, agências de viagens, hotelaria, shoppings centers, entre outros.
Além da promoção do destino, o Rio CVB atua, ainda, como órgão de apoio e dinamização junto aos promotores, associações, empresas e corporações interessadas em promover grandes e médios eventos no Rio de Janeiro.
“Apesar de estarmos dedicados prioritariamente à capital, temos consciência de que somos a porta de entrada no estado e que, por isso, os frutos dessa dedicação geram impacto também no interior fluminense. O título de Utilidade Pública concedido pelo Governo do Estado chancela o excelente trabalho que o Rio CVB vem fazendo no turismo receptivo”, comemorou o presidente do organismo, Alfredo Lopes.
Houve ainda um agradecimento especial ao deputado autor da propositura: “Ficamos honrados em recebê-lo das mãos do mais jovem parlamentar do país a ocupar um assento na mesa diretora de uma casa legislativa, com uma história familiar tão dedicada à vida política. O deputado Pedro Fernandes conduziu todo o processo e certamente não alcançaríamos esse êxito sem o seu empenho”, declarou Lopes.
Pedro Fernandes e o presidente do Rio Convention, Alfredo Lopes
“Sabemos o valor do turismo para a economia da cidade e precisamos iniciar uma conversa para que o Governo Estadual priorize o investimento nesta área, reformulando leis, dando incentivos e apoiando o empresariado. Hoje, o turismo do Rio conta com o maior ISS do estado, sem falar na geração de empregos. É extremante necessário darmos prioridade a este segmento, que deveria ser considerado o maior polo de desenvolvimento do Rio de Janeiro”, foi o aplaudido discurso do deputado Pedro Fernandes.
O secretário de Turismo Estadual, Nilo Sérgio Félix, reforçando o apelo do deputado, destacou a necessidade de concessão de incentivos fiscais por meio da criação do ICMS do turismo.
“A exemplo do que acontece com as pastas do Esporte e da Cultura, que recebem 0,25% de recursos financeiros do Governo, avalio ser de ampla necessidade a criação deste incentivo ao segmento, para que possamos continuar investindo na promoção turística de todo o estado
Luiz Fernando Horta, vice-presidente da Assembléia, o secretário estadual de turismo Nilo Félix e Michel Nagi, diretor executivo do Rio CVB (fotos/divulgação)