‘Mais América Latina’ é o programa da Embratur para dar novo impulso ao turismo dos estados do Sul, com missões econômicas, exposições e eventos nos países vizinhos. Em Santa Catarina, o programa deverá contar com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Santur, assim como das entidades representativas do comércio, serviços, turismo e da indústria e também da iniciativa privada.
O anúncio do novo programa foi feito durante o painel onde foram debatidos os resultados da Pesquisa Turismo de Verão 2017 de Santa Catarina, realizada pelo Fecomércio-SC. Os dados foram levantados com turistas e empresários de Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba, Laguna e São Francisco do Sul, os cinco principais destinos catarinenses.
O levantamento mostra uma queda de 14% no faturamento com relação a 2016. “Observamos uma mudança no perfil do turista, expresso na classe social preponderante e no gasto médio menor. A desvalorização do dólar em relação ao ano anterior pode ter impactado na queda no número de visitantes e no poder de compra dos países vizinhos, sobretudo da Argentina, Uruguai e Chile, tradicionalmente responsáveis por uma boa fatia do turismo catarinense”, apontou o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.
Com relação à chegada de turistas estrangeiros na região Sul nessa última temporada, a expectativa continua a mesma, com 1,4 milhão de argentinos, 27% a mais do que o mesmo período do ano passado, quando o País recebeu 1,1 milhão”
Participante do painel, o presidente da Embratur constatou que “o turismo catarinense vive do que foi plantado no passado. Não é uma prioridade política, infelizmente, porque o governo, a classe política e a iniciativa privada precisam entender o efeito econômico do turismo, em um Estado que tem 500 quilômetros de litoral, um potencial único no planeta”. Lamentou também todas as barreiras que têm sido impostas para a construção de marinas, hotéis, resorts, criação de parques temáticos e naturais lembrando que, mesmo assim, não houve queda acentuada no número de turistas na temporada de Verão, apesar da queda de faturamento.