A cerimônia de abertura da WTM Latin America e Encontro Comercial Braztoa, nesta terça (4), foi como de praxe, discursos e afirmação de propósitos. No lado oficial brasileiro, o ministro do Turismo, Marx Beltrão destacou a importância do turismo intrarregional para o País. Os vizinhos sul-americanos foram os turistas estrangeiros que mais visitaram o Brasil em 2016: dos 6,6 milhões de visitantes 3,7 milhões vieram dos nossos países vizinhos, um crescimento de 4,3% em relação a 2015.
“Aproveito a oportunidade para destacar o desempenho da América do Sul na movimentação de estrangeiros em nosso País no último ano. A cada 10 turistas vindos do exterior, seis eram da América do Sul, ou seja, temos de ter foco em nossos vizinhos já no início da Embratur”, disse o ministro após defender a transformação da autarquia em agência.
Já o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, declarou que investir em estratégias de promoção na América do Sul é determinante para o incremento do turismo brasileiro. “Torna-se cada vez mais clara a importância do turista argentino, paraguaio, uruguaio, chileno e dos demais países vizinhos para ampliar a chegada de estrangeiros no Brasil. Vamos continuar investindo em estratégias de promoção e intensificando o fluxo de turistas entre os países da América do Sul”, declarou.
A Embratur, em parceria com os comitês Descubra Brasil e Visite Brasil, e Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) instalados nos países vizinhos, considera a América do Sul como prioridade nas ações de promoção turística internacional do País.
.“Os números mostram que estamos no caminho certo. O trabalho da Embratur será contínuo para apresentarmos bons resultados para o País”, alinhou o diretor de Inteligência Competitiva do Instituto, Gilson Lira.