O setor privado europeu do turismo, que reúne as principais associações de viagens e de serviços comerciais do setor, observa a designação de 2018 como o ano EU-China do Turismo como uma oportunidade única que possibilitará aumentar o entendimento mútuo entre as duas regiões.
A China é o maior mercado de viagens do mundo inteiro, tanto em emissão de turistas e nos gastos de viagem. De acordo com a ETC, os destinos europeus congratularam-se com 10,1 milhões de visitantes chineses do ano passado, representando uma quota de 13% de todas as viagens dos chineses. Ao mesmo tempo, a Europa enviou 4,9 milhões de visitantes ao pais asiático, sendo responsável por 19% do total de visitantes estrangeiros
São cada vez mais chineses visitando o território europeu
Dentro do projeto, esta é uma oportunidade para que a China e Europa possam aumentar os fluxos de turismo em ambos os sentidos. Portanto, a promoção do turismo por si só não é suficiente para garantir o sucesso. É necessária uma abordagem holística; para facilitar as viagens, melhorar a conectividade, respondendo às necessidades específicas de turismo de grupos, promovendo a compreensão cultural, ajuda de parcerias entre empresas superando as barreiras linguísticas, etc.
A União Européia trabalha para tornar o processo de vistos mais eficiente com facilitadores e entradas múltiplas.
O setor hoteleiro europeu espera poder trabalhar com as instituições da UE para alavancar os esforços da indústria “, comentou Christian de Barrin ,CEO da HOTREC, associação europeia de hoteis.
A UE-China Ano do Turismo 2018, foi assinado por Jean-Claude Juncker , Presidente da Comissão Europeia e Li Keqiang, Premier do Conselho de Estado da República Popular da China, em 12 de Julho