
Ao som de Fernanda Takai, entidade apresenta associados que reabrem com novos protocolos
A hotelaria brasileira começa a dar sinais de retomada após meses de poucas viagens e isolamento social. No entanto, segurança e cuidado ainda são palavras chave para a volta às viagens. Nesse sentido, a BLTA = Brazilian Luxury Travel Association destacou os protocolos de segurança e o contato com a natureza em hotéis associados como importantes tendências para a retomada do turismo.
De acordo com a associação, que chegou a ter 99% de seus associados fechados em abril, o período de poucas viagens foi utilizado para discutir e elaborar novos protocolos de saúde, segurança e sanitização; que são, agora, adotados para a reabertura.
E para impulsionar a retomada, a entidade preparou um vídeo em que são apresentados alguns dos hotéis e resorts que, além de medidas de segurança, oferecem aos hóspedes exclusividade e distanciamento em contato com a natureza.
Com trilha sonora de Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, o vídeo propõe resgatar o sentimento de liberdade; e foi produzido em parceria com as agências Virtuoso e com o diretor da Sapiens Travel, Erik Sadao.
A ideia era falar do Brasil, mostrando que somos um país extremamente solar com pessoas igualmente solares, que nossa gente tem luz própria, brilha e mantém os corações aquecidos na certeza de que, em breve, todos retomarão a alegria de viajar.
Simone Scorsato – Diretora Executiva da BLTA
Autenticidade + sustentabilidade + diversidade
Em seu Manifesto – documento que será apresentado em outubro em conjunto com palestras – a BLTA nomeia 3 de seu pilares = autenticidade, sustentabilidade e diversidade. Nesse sentido são promovidas ações como redução de uso de plástico + interação com as comunidades locais. Além disso, diante dessas propostas, durante o período de pausa a associação apresentou o Projeto Turismo Solidário.
No quesito sustentabilidade, detectamos que nossos associados ampliaram suas boas práticas. Com relação a eliminação do uso de plástico nos hotéis este índice saltou de 73% para 92% de um ano para o outro; bem como aumentou a adesão dos associados a trabalhos de apoio e suporte às comunidades locais: 58% (2019) ante 47% (2018).
Esse movimento abre espaço para uma discussão mais ampla, pois são muitos os projetos e as iniciativas em ajudar as comunidades locais, mas todas elas dispersas.
É muito importante reunir tudo isso em uma única plataforma, divulgando as ações, para que estas possam levar vida e dignidade aos que dependem da atividade turística. Não se trata só do produto hotel, da agência de viagem que vende esse produto, mas se trata, de fato, das pessoas que trabalham naquele lugar e que prestam serviços para que o turismo aconteça efetivamente.
Simone Scorsato – Diretora Executiva da BLTA
Fortalecimento do turismo nacional
Para Martin Frankenberg, presidente da BLTA, o fortalecimento do turismo interno representa uma oportunidade de se valorizar o Brasil e seu potencial para gerar receita em um mercado de consumo qualificado, enquanto, além disso, representa também um momento de organização, solução e propósito.
O turismo é fundamental para projetar uma boa imagem do Brasil lá fora, e o papel do turismo de luxo vai muito além do que se imagina, passando pela percepção de importantes setores, como meio ambiente, cultura e ancestralidade.
O turismo de transformação é o novo comportamento que vem movendo o viajante de alto padrão pelo mundo, em que a expectativa da viagem é ter experiências que proporcionem um aprendizado sobre si mesmo ou sobre o outro. Hoje, esse hóspede busca uma vivência autêntica com o entorno e prefere desfrutar de um discreto privilégio sem deixar pegadas.
Martin Frankenberg – Presidente da BLTA