Na comparação com maio, atividades turísticas tiveram incremento de 19,8%
À medida que voos são retomados e hotéis reabrem, o setor do turismo – que registrou uma das maiores quedas em meio à pandemia de Covid-19 – começa a se reerguer. Nesse contexto, o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços; estudo que permite medir a velocidade da retomada e que apontou incremento de 19,8% nas atividades turísticas em junho.
A melhora em relação aos números de maio acontece após queda de 68,1% nas atividades entre março e abril; e é impulsionada pelo setor aéreo, que registrou crescimento de 58,9%. Além dos voos, serviços como alojamento e alimentação também se destacaram, e avançaram 17,3%.
A nossa preocupação era ajudar o setor a não desmontar e podemos ver que o trabalho realizado deu certo.
Esperamos ver o turismo brasileiro de volta aos trilhos do crescimento, observando todos os protocolos de biossegurança e garantindo destinos seguros para os nossos turistas. Dessa forma, o turismo vai seguir desempenhando sua vocação de contribuir para a geração de emprego e renda no nosso país.
Marcelo Álvaro Antônio – Ministro do Turismo
Para o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ações do governo foram determinantes na preparação para a retomada do turismo. Nesse sentido, destacam-se MPs como a 948/20, que dispõe sobre cancelamentos e remarcações; a MP 936/20, que instituiu medidas trabalhistas; e a MP 963, que destinou R$ 5 bilhões para financiamentos via Fungetur.
Destaque para São Paulo + Rio + Santa Catarina
Além de medir a velocidade de retomada da economia, a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE, também permite analisar a evolução do turismo em cada estado; e indica que a maior recuperação foi em Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um dos estados registrou, respectivamente, incremento de 26,1%, 23,7% e 19,6% nas atividades turísticas.