Províncias argentinas se destacam pelo alto número de turistas do Brasil
As províncias vizinhas de Salta e Jujuy, ao noroeste da Argentina, vêm conquistando cada vez mais os brasileiros, que seguem se encantando com as belas paisagens, a cultura, hotelaria, gastronomia e demais atrativos que ambas oferecem.
A conectividade tem sido um fator importante para colocar os destinos na lista dos preferidos pelos brasileiros. Com o voo direto da Aerolíneas Argentinas que liga São Paulo a capital da província de Salta, chegar à região leva apenas 3 horas, sem sequer precisar de visto e nem mesmo de passaporte. Dada a proximidade, Jujuy também se beneficia desta rota, além de estar conectada às cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Iguazú, com 50 frequências semanais, o que foi possível graças à reforma do aeroporto “Dr. Horacio Guzmán”, com capacidade para receber 3 milhões de passageiros por ano.
Salta e Jujuy estiveram presentes na WTM Latin America, que aconteceu em São Paulo no início de abril, e apresentaram suas ofertas turísticas para o público recorde que o evento recebeu. Confira as novidades que Salta e Jujuy levaram à WTM:

Jujuy
Jujuy mostrou que vem realizando um importante trabalho posicionando o destino como um dos que mais crescem na Argentina. Nos últimos sete anos, Jujuy passou de 900 mil para 1,5 milhão de turistas por ano e de duas para três noites médias de pernoites.
“Atualmente Jujuy tem onze meses de alta temporada, conseguindo quebrar com a sazonalidade; a consequência disso é que no ano passado batemos um novo recorde com os melhores números da história do turismo na província. Isso também se deve ao trabalho conjunto e articulado que a província realiza junto ao setor privado”, comentou Nadia Serrano Antar, diretora da Agência de Promoção Turística de Jujuy.
Jujuy destacou suas paisagens e natureza exuberantes, salientando que o destino oferece montanhas coloridas, como o Cerro Siete Colores em Purmamarca, a Serranía del Hornocal em Humahuaca e as impressionantes Salinas Grandes, além de uma cultura e história que além de atrair, conquista seus visitantes.

A província é dividida em quatro regiões turísticas: Puna, Quebrada, Vales e Yungas. A Unesco declarou dois pontos turísticos de grande valor cênico e cultural como Patrimônios Mundiais: a Quebrada de Humahuaca e uma maravilhosa trilha de montanha em forma de escada, o Qhapaq Ñan, que se conecta com a Reserva da Biosfera Yungas.
Os visitantes se deliciam com a gastronomia local, que reflete a identidade produtiva e cultural do lugar onde estão. Passeio imperdível, dentre tantos outros, é conhecer a Quebrada de Humahuaca, um vale estreito que se estende por 150 km ao norte seguindo a Rota Nacional 9, paralela ao Rio Grande, com várias cidades, cada uma com sua própria identidade: Humahuaca, Uquía, Huacalera, Tilcara, Maimará, Purmamarca, Tumbaya e Volcán.

Outro destaque de Jujuy, as Salinas Grandes são uma das 7 Maravilhas da Argentina. O acesso é feito a partir da cidade de Purmamarca pela Rota Nacional 52 por aproximadamente 50 km, subindo a impressionante Cuesta de Lipán. Este enorme salar está localizado a uma altitude média de 3.600 metros acima do nível do mar e também possui uma maravilhosa diversidade de espécies de fauna, como lhamas, vicunhas e flamingos do sul. A grande amplitude térmica; a intensa radiação solar, os vestígios de culturas milenares e a cultura viva das suas pequenas povoações espalhadas pela paisagem conferem-lhe uma atração incrível e uma identidade única.

Salta
Salta esteve representada na WTM Latin America por Mario Peña, Ministro do Turismo e Esportes; María Eugenia Cornejo, diretora executiva de INPROTUR Salta e por Mariana Farjat, Presidente da Associação de Hotéis de Turismo de Salta. O destino mostrou que vem conquistando cada vez mais os turistas brasileiros.
Em 2022, a região recuperou 75% do turismo receptivo internacional em relação aos níveis anteriores à pandemia, graças à recuperação de rotas aéreas descontinuadas durante a pandemia e à confirmação de novos voos, como a já citada rota da Aerolíneas Argentinas, que conecta diretamente a cidade de São Paulo com a cidade de Salta, capital da província.
+ Salta, na Argentina, é o destino do momento
“Este voo tem sido fundamental para confirmar e acelerar os resultados do trabalho promocional que temos realizado no mercado brasileiro, pois em apenas 3 horas de viagem pode-se desfrutar das nossas paisagens, da requintada gastronomia, acompanhada dos melhores Vinhos de Altura e de uma diversidade de atividades que nosso destino oferece. Com 16% do total de turistas estrangeiros que visitam Salta, o Brasil lidera o ranking de chegadas de 2022 ”, manifestou o Ministro Mário Peña.

Para incentivar ainda mais as viagens, de 10 de abril a 30 de junho, a Aerolíneas Argentinas lançou uma tarifa promocional de 250 dólares ida e volta acrescida das taxas a Salta. Além disso, o Governo Argentino oferece um benefício adicional de 75 dólares por pessoa para aqueles que viajam nos meses de maio e junho, participando do programa “Tesoros Argentinos” que permite adquirir experiências no destino.
María Eugenia Cornejo destacou a importância do trabalho de promoção do destino que vem sendo realizado de forma planejada entre os setores público e privado, graças a qual o mercado brasileiro passou da oitava posição entre os turistas estrangeiros que visitam Salta, chegando hoje a ocupar a primeira posição.

Dois eventos internacionais são novidades que acontecerão em breve em Salta. Em 4 de junho, a 9ª edição da competição de mountain bike Desafio das Nuvens #DDLN2023 será realizada em Salta. As provas decorrerão nos 4 mil hectares que compõem a reserva natural Loma Balcón, conferindo-lhe um enquadramento natural privilegiado com uma paisagem que se combina com relevos mais complexos. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Já em 14 de Julho de 2023, chega à Salta MESSI10, um espetáculo do Cirque du Soleil, que será uma explosão de arte, futebol e circo. Um show que é uma estimulante apresentação acrobática e uma experiência imersiva, homenageando as habilidades excepcionais de Lionel Messi, como o melhor jogador de futebol do mundo.