Viagens que dão rock e oferecem experiências inesquecíveis e cheias de ritmo, é claro!
O Rock and roll tem tudo a ver com viagens pois, como elas, seu ritmo inconfundível tem o poder de irradiar adrenalina e vibração na alma de quem nele embarca. Alguns dos melhores road movies de todos os tempos podem comprovar a minha tese = Easy Rider + Telma & Louise + Almost Famous (Quase Famosos) + Fear And Loathing In Las Vegas (Medo e Delírio) + Into the Wild (Na Natureza Selvagem).
Um roteiro para curtir a qualquer hora
Como nós da Travel3 somos super fãs, nos juntamos à grande comunidade global para celebrar o Dia do Rock and Roll. Em tempos onde a liberdade de ir e vir aguarda conscientemente uma vacina como passaporte, convidamos você a embarcar conosco nesse roteiro repleto de experiências instigantes, dicas para suas futuras viagens e sugestões de músicas e filmes para você viajar agora. Feliz Dia do Rock!
1
First We Take Manhattan
A nossa viagem pega carona no título de uma das canções de Leonard Cohen para começar, é claro, em New York. A cidade é, afinal, a capital mundial de todos os gêneros musicais.
New York dá rock porque…
New York dá rock porque foi o lar ou a porta de entrada dos maiores nomes do Rock’n Roll mundial. Eles viveram na metrópole ou foram revelados por ela. A Big Apple se alegrou ao receber os Beatles no Carnegie Hall e chorou ao se despedir de John Lennon, assassinado em frente ao prédio – o Dakota Building – onde vivia. Nomes como Little Richard Patti Smith, Talking Heads, Beastie Boys – e ainda Rolling Stones, Frank Zappa, Lou Reed, David Bowie e outras constelações de mesma magnitude compartilharam seus melhores momentos com a cidade, que é sinônimo de Rock’n Roll.
Roteiro Roqueiro em New York
Se você ficar apenas 24h na cidade é imprescindível conhecer:
Apollo Theater
Verdadeira instituição local, o Apollo Theater é um ícone para os apreciadores do jazz, mas também do rock’n roll. Se apresentaram no Apollo lendas como Buddy Holly, Little Richard, Jimi Hendrix e Prince. Histórico, o Apollo é ao mesmo tempo um produtor, transformador e mantenedor do que há de melhor na cultura musical norte-americana.
CBGB
A antiga casa de shows se transformou em loja, mas continua sendo uma atração para os roqueiros de todas as épocas. Durante as décadas de 1970 e 1980 a CBGB foi um dos grandes centros de cultura musical de New York e celeiro do punk rock.
Chelsea Hotel
O lendário hotel ganhou este adjetivo por hospedar e muitas vezes abrigar notáveis artistas do século 20. O ainda casal Patti Smith e Robert Mapplethorpe moraram no hotel, assim como Janis Joplin, Iggy Pop e o bardo e monge canadense Leonard Cohen. Há anos o hotel foi fechado, mudou de dono e entrou em um processo de renovação repleto de percalços. Ainda assim é possível apreciar a circunspecta fachada e fazer uma foto do famoso letreiro do hotel, que fica no número 222 da West 23rd Street, entre a 7ª e a 8ª avenidas.
Carnegie Hall
Outro ícone de Manhattan e de quem curte ver de perto, ou nem tanto assim, os seus artistas preferidos. O prédio mais do que centenário exibe uma lista estrelada de cantoras, cantores, bandas, conjuntos e orquestras que se apresentaram no local. E como hoje é Dia de Rock, entre esses artistas estão David Bowie, Chuck Berry, Neil Young, Elton John + bandas como Pink Floyd, The Rolling Stones, The Beatles, Doobie Brothers, entre centenas de outros artistas espetaculares.
Nesse momento de pandemia a casa de shows e concertos está fazendo apresentações remotas, por vídeo. Torcemos para que em um futuro mais ou menos próximo o Carnegie Hall reabra tanto para concertos como para os tours guiados, onde são reveladas muitas curiosidades.
E você ainda ganha um souvenir gastronômico em New York
Café Mogador
Roqueiro que é roqueiro, ou viajante que curte locais que exalam culturas autênticas, devem conhecer o Café Mogador. A casa é uma das mais tradicionais de New York e serve deliciosos pratos que remetem à culinária marroquina. A clientela da casa é tão famosa quanto o ambiente do lugar. Para sentar, comer e deixar o tempo passar assistindo cenas urbanas autênticas.
Quem gosta de New York + rock and roll deve assistir…
Hair, do diretor Milos Forman
E ouvir…
Lou Reed, é claro.
Hotéis em New York que tem tudo a ver com rock and roll
New York = The Langham + Arlo SoHo + EVEN Hotel
2
California Dreamin
O nome da canção acima é talvez o mais conhecido hit da banda californiana The Mammas and the Papas. Na década de 1960 a Califórnia se tornou sinônimo de contracultura + movimento hippie + experiências lisérgicas e espirituais, fazendo o rock’n roll florescer como forma de expressar esse momento único na história. Por isso a Califórnia é a próxima parada do nosso roteiro.
A Califórnia dá rock porque…
O estado da Costa Oeste dos Estados Unidos é a casa de bandas como The Beach Boys + The Mammas and the Papas + The Grateful Dead + Red Hot Chili Peppers + Guns N’ Roses + The Doors + Van Halen + The Eagles. Precisamos falar mais?
Roteiro Roqueiro na Califórnia
Os destinos que são o retrato do rock californiano.
San Francisco
Se você é fã de rock precisa visitar San Francisco, porque não existe lugar no mundo que encarne de maneira tão perfeita os conceitos do estilo de vida ligado ao ritmo musical. Todas as cores do planeta explodiram ao mesmo tempo em San Francisco, nos anos 1960. A cidade, uma das mais bonitas da América, forjou sua personalidade ao adotar as bandas de rock que acabaram por transformar a Califórnia no Estado dos Hippies. O movimento, depois ganhou o mundo, foi plantado bem ali, em San Francisco, mais exatamente na esquina das ruas Haight e Ashbury.
Se você quer ir a San Francisco e saber mais sobre o assunto, faça o Flower Power Tour, um passeio onde os fãs do gênero pagam entre 30 e 40 dólares para conhecer, por exemplo, o local onde o grupo Grateful Dead promovia suas famosas experiências com LSD, além de cada detalhe dos mais importantes locais que marcaram o início do psicodelismo americano. Janis Joplin morou no número 635 da Ashbury St, quase vizinha da casa de Jimi Hendrix, que viveu por um tempo no número 1524A da Haight St. Imperdível é ir ao The Fillmore, a casa de shows que reuniu os maiores talentos do auge do movimento criativo da década de 1960 e continua mantendo uma consistente curadoria estética. Faça um tour pelo local e termine na lojinha da casa para comprar uma camiseta ou pôster de um dos emblemáticos shows ali realizados.
Los Angeles
Assim como San Francisco, Los Angeles também tem a sua vizinhança rock’n roll. Caminhe pela Sunset Strip para conhecê-la e/ou reverenciá-la. Por essa faixa urbana estão casas de música ao vivo e locais que entraram para a história por terem criado lendas ligadas à cultura rock’n roll. De lá siga para a Sunset Boulevard. As boites e casas de música ao vivo como Whiskey a Go Go e o The Roxy Theatre, que ainda estão lá, eram o point de gente como David Bowie e Jimmy Page. Também na Sunset, o The Viper Room guarda histórias legendárias, muitas delas trágicas, sobre os artistas que por ali passaram. Para produzir uma lembrança fotográfica, vá ao emblemático prédio da Capitol Records. Por fim, ninguém pode voltar para casa antes de conhecer a famosa Amoeba Music, que tem lojas em Los Angeles, Berkeley e San Francisco.
Souvenir gastronômico
A Canter’s Deli é uma das mais antigas delicatessens de Los Angeles, que ganhou tradição por ser frequentada por artistas de todas as vertentes. Entre os clientes da deli estão figuras tão distintas e distantes como a atriz Marilyn Monroe e o cantor e músico Prince. Ela fica aberta 24h, servindo do café da manhã aos sanduíches de pastrami, a marca registrada da casa.
Quem gosta de Califórnia + rock and roll deve assistir…
Zabriskie Point do diretor Michelangelo Antonioni e Pink Floyd na trilha Sonora.
E ouvir…
O álbum Pet Sounds, do The Beach Boys
Welcome to the Hotel California
Los Angeles = LUXE STAY DTLA + Crescent Hotel + Millennium Biltmore
San Francisco = W San Francisco + Hotel Triton + Fairmont San Francisco
3
Back Down South
De volta ao Sul. Em tradução livre, este é o título da música do Kings of Leon. Ela tem a batida característica. O som distorcido da guitarra e a indefectível harmônica nos transporta imediatamente para o Deep South, o interior do Sul dos Estados Unidos.
O Sul dos Estados Unidos dá rock porque…
Mais do que uma simples região geográfica, o Sul dos Estados Unidos é quase um outro país dentro de um território de extensão continental. É lá que estão cidades como Memphis e Nashville, no Tennessee + Jackson e New Orleans, no Mississippi + Atlanta, na Georgia + Birmingham e Montgomery, no Alabama, que representam a cultura e os ritmos que deram origem ao estilo musical. O berço do rock’n roll está no Sul dos Estados Unidos.
Roteiro Roqueiro sulista
Os destinos e atrações ligados ao rock’n roll se multiplicam e desdobram-se por todo o Sul dos Estados Unidos. Para quem tem tempo e vontade, a nossa sugestão é fazer uma turnê de descobertas pelas principais cidades musicais sulistas. Entretanto, para a grande maioria dos viajantes que vive a realidade das férias com dias contados, Memphis e Nashville são as 2 cidades que a Travel3 escolheu para mostrar a riqueza musical e cultural do Deep South, ligada ao universo do rock. A melhor maneira de sentir a essência do rock’n roll no Sul norte-americano é pegando a estrada. Alugue um carro, escolha cuidadosamente sua trilha sonora e deixe a viagem rolar. Vamos a ela.
Memphis
É a cidade onde algumas das lendas do rock’n roll foram forjadas. Isaac Reyes, Jerry Lee Lewis, Johnny Cash e o rei, Elvis, são os personagens que deram fama a Memphis. Logo na entrada da cidade está um santuário para os fãs do Rei do Rock. Graceland, a casa de Elvis Presley é o Marco Zero da viagem por Memphis. Por trás de uma fachada portentosa, mas super convencional, a casa do Rei é pura história e extravagância. Vale saber que rock’n roll e a luta pelos Direitos Civis seguiram de mãos dadas, unindo artistas e ativistas. Por isso, em Memphis, tão imperdível quanto caminhar à noite pela Beale Street, visitar o Stax Museum e o Memphis Rock ‘n’ Soul Museum, você precisa conhecer o Museu Nacional dos Direitos Civis.
Nashville
Chamada de Cidade da Música, Nashville está a 350 km de distância de Memphis. Ela é colorida, alegre, diversificada e transpira música por todas as esquinas. Nashville é exatamente como os filmes a retratam, ao contar a história da música country, do rock e dos artistas que encarnaram o espírito da Music City. Imperdível é visitar o Estúdio B da gravadora RCA, onde Elvis Presley, Roy Orbison e tantos outros cantores gravaram centenas de discos. Você entra em um tour guiado para conhecer a história da casa e dos seus artistas, ouvir as gravações originais, de Elvis, antes de serem editadas e pode se sentar no banco, em frente ao piano preferido do Rei do Rock e fazer uma foto.
O Country Music Hall of Fame é outra preciosidade arquitetônica, mas também de acervo e história musical. E ninguém pode deixar Nashville sem curtir uma noite no único e consagrado Grand Ole Opry, o programa de auditório mais antigo dos Estados Unidos que ainda é transmitido por rádio.
Souvenir Gastronômico
Em Memphis, experimente o cardápio e o ambiente de 2 incríveis restaurantes: Gray Canary + Beauty Shop. The Gray Canary fica no coração da cidade, tem vários ambientes e texturas em sua decoração, iluminação relaxante, ótima música, e pratos deliciosos. O Beauty Salon é descontraído e ganha um colorido original. Como o seu nome diz, a casa é ambientada em um cenário de salão de beleza, com direito a secador de cabelo atrás da sua poltrona. Panquecas + steaks + omeletes + frutas + café quente, forte, perfeito é o que você pode e deve experimentar.
Em Nashville, essencial é jantar no Hattie B’s Hot Chicken para conhecer o verdadeiro – e riquíssimo – sabor da culinária sulista. Vá com fome para experimentar pelo menos o frango frito + chilli beans + mac and cheese.
Quem gosta do Sul dos Estados Unidos + rock deve assistir…
Nashville, do diretor Robert Altman.
E ouvir…
O som poderoso de Sturgill Simpson.
Hotéis para celebrar o rock, bem ao estilo sulista
Nashville = Hutton Hotel + 21c Museum Hotel + Fairlane Hotel
Memphis = River Inn of Harbor Town + Peabody Memphis + The Guest House