
Vivenzo Savassi anuncia que desenvolveu protocolo de biossegurança próprio ainda em março
A pandemia de coronavírus atinge profundamente a indústria do turismo, com fechamento de fronteiras e restrições de circulação. No entanto, a hotelaria continua essencial no atendimento àqueles que, mesmo durante esse período, dependem da hospedagem. Nesse contexto, a fim de se manter em funcionamento com segurança, o Hotel Vivenzo, em Belo Horizonte, afirmou ser o pioneiro no desenvolvimento de um protocolo de ações em tempos de pandemia.
Segundo a assessoria de imprensa do hotel, o PEP = Protocolo para Pandemia do Vivenzo foi formulado ainda em março, acompanhado de um investimento de aproximadamente R$ 150.000. Algumas das medidas adotadas foram check-in e check-out virtuais + confinamento dos colaboradores + uso de equipamentos de proteção individual + separação das 3 equipes de limpeza.
Ainda segundo a assessoria do hotel, o resultado das novas medidas de higienização manteve a taxa de ocupação da propriedade em torno de 50%. Isso permitiu o enfrentamento da crise e a manutenção do quadro de funcionários.
Desenvolvemos o PEP para garantir a segurança dos nossos colaboradores e hóspedes. Os ambientes comuns, como restaurante, lobby e academia, estão bloqueados com tapumes; portanto o hóspede acessa apenas o apartamento pelo elevador exclusivo para clientes – há um outro elevador para uso da equipe.
Os serviços de alimentação e bebidas são entregues na porta do quarto após um processo de desinfecção e higienização. Assim que o quarto é desocupado, ele fica em quarentena de desinfecção por 72 horas; por meio do padrão Vivenzo Power Clean, desenvolvido há um ano e seis meses.
Frederico Amaral – Fundador e CEO da Macna Digital Hotels

Ação antecipada otimizou resultados
O planejamento necessário para enfrentar a Covid-19 no Vivenzo começou assim que o epicentro da doença migrou para a Europa. Os colaboradores do hotel foram selecionados de acordo com os grupos de risco, realizaram testes para a doença e participaram de treinamentos.
Foram selecionados apenas os colaboradores que expressaram desejo em aderir ao projeto e que estão fora do grupo de risco; considerando também seu perfil psicológico.
Frederico Amaral – Fundador e CEO da Macna Digital Hotels
Medidas adotadas pelo hotel para combater o COVID-19
- Check-in e check-out são feitos virtualmente, por autoatendimento.
- Espaços públicos, como restaurante + lobby + academia foram bloqueados com tapumes. Os hóspedes acessam apenas o próprio apartamento.
- Tapetes de desinfecção na entrada foram colocados, e são utilizados pelos hóspedes antes de entrar no hotel.
- Na recepção, bem como nos apartamentos, são oferecidas luvas e máscaras descartáveis.
- 3 enfermeiras e 2 psicólogos oferecem suporte aos colaboradores e hóspedes.
- No caso de hóspedes contaminados fora do hotel, será disponibilizado um andar exclusivo.
- Após serem desocupados, os quartos ficam em quarentena por 72 horas.
- Os colaboradores e funcionários permanecem confinados no hotel, separados dos clientes.
- Com o restaurante fechado, serviços de alimentação e bebidas são entregues na porta do quarto; devidamente higienizados.