O CEO da Visual Turismo está construindo um brilhante futuro para a operadora
Cleiton Feijó e eu nos encontramos em Belo Horizonte, numa noite sem chuva, durante os preparativos para a entrega do prêmio Top Vendas, que aconteceria logo mais. Esta seria sua 1ª visita oficial à cidade como CEO da Visual Turismo. O Cleiton Feijó ajudou a construir a nova fase da indústria do turismo no Brasil, por isso, conhecê-lo deve fazer parte do currículo de todo bom profissional do setor.
Num bate papo descontraído, Claudia Tonaco – via WhatsApp – Cleiton Feijó e eu, falamos sobre sua trajetória, sua chegada à Visual Turismo e as transformações que ele está dando à operadora. E mesmo para mim, que coloquei os olhos nele, pela 1ª vez, foi visível perceber, como ele bem definiu, a sua fome de mercado.
Terminei esta entrevista com uma certeza. As empresas têm suas filosofias. Mas essas filosofias só conseguem ser implementadas pela força de certas personalidades. Cleiton Feijó é uma dessas personalidades.
Confira, nesta entrevista exclusiva, um pouco do carisma e das transformações que o executivo está construindo, ao lado de sua equipe, para dar à Visual Turismo um futuro ainda mais sólido.
Claudia Tonaco = Cleiton, seja bem-vindo a Belo Horizonte! É uma alegria para mim e para a Travel3 podermos te ouvir. Como você, que viveu momentos fundamentais da história do turismo no Brasil, se sente ocupando a cadeira de ninguém menos que o Seu Afonso, outro grande nome do turismo brasileiro?
Cleiton Feijó: Eu me sinto extremamente honrado por ter tido essa oportunidade de assumir o legado do Seu Afonso, que é um personagem do turismo extremamente respeitado e que eu sempre admirei. E eu vou revelar aqui uma história. Logo após o que aconteceu na antiga empresa onde atuei por muitos anos, eu procurei o Seu Afonso pra gente bater um papo. E ele me disse:
Cleiton, eu acho que você, de fato, tem muitas características que vão muito ao encontro do trabalho que eu realizo aqui na Visual Turismo. Você faz uma venda personalizada, oferece pacotes customizados para os clientes das agências de viagem, conforme o tempo que ele tem para viajar e conforme o orçamento que ele possui.
Afonso Louro – Fundador da Visual Turismo
Então, esse tipo de trabalho, essa política praticada pela Visual, eu já fazia na outra empresa, só que naquele momento o Seu Afonso entendeu que não era a hora de fazermos uma parceria.
A vida seguiu eu tive uma experiência de 4 anos em empresa de seguros de viagem, que foi a Assist Card, que é também uma empresa muito grande, a qual sou muito grato a ela. E, no meu entendimento, foi uma preparação para eu estar hoje na CVC Corp., porque a Assist Card como é uma empresa multinacional de grande abrangência, global, tem também uma metodologia de cobranças de resultado muito forte. Isso não acontecia na outra empresa, que era uma empresa familiar.
Caroline Tonaco = Cleiton, como foi a sua chegada à Visual Turismo e o que ela, na prática, significa?
Eu cheguei à CVC Corp. – eu entrei no dia 18 de novembro de 2019 –, e fui extremamente bem recebido. O que observei a partir daí foi que muitos colaboradores que ali estavam, viveram por muitos anos a gestão do Seu Afonso e, em seguida, passaram a vivenciar a fusão e a gestão da Corp. Agora eles começariam a experimentar uma gestão Cleiton Feijó. A maioria deles não me conhecia, nunca tinham trabalhado comigo. Obviamente os mais antigos da casa já me conheciam da antiga empresa. Então eu senti que havia no ar uma esperança de tudo voltar a ser como era porque é natural que, quando uma empresa faz parte de uma Corp., os clientes se afastam um pouquinho para ver exatamente o que vai acontecer. Mas os clientes nunca se esquecem daquela empresa.
Eu entendo o pensamento dos agentes de viagem. Eles acabam achando que tudo vai virar a mesma coisa. Só que na CVC Corp. não é assim. Senão, não seria vantagem alguma a uma corp. comprar vários segmentos e perfis diferentes de empresas. Então a Corp. tem uma empresa de intercâmbio que é o canal que viabiliza o segmento de educação internacional; tem uma empresa consolidadora que faz a consolidação de bilhetes aéreos, e tem a Visual que trabalha com um ticket médio mais alto e oferece um formato de atendimento totalmente diferenciado ao agente de viagem. Você entende que não é nada igual? Inclusive quanto aos fornecedores, é muito importante deixar isso claro. Os fornecedores são diferentes e a gente compete no mercado entre nós. Porque é essa a questão de uma empresa grande ter vários canais de distribuição.
Cleiton Feijó – CEO da Visual Turismo
O que eu vejo de mais positivo, o que me deixa mais tranquilo agora é que eu posso fazer o meu trabalho sossegado porque não há vulnerabilidade financeira. A CVC Corp. é muito grande, é uma empresa de capital aberto e eu nunca vou viver o que eu vivi na outra empresa que foi realmente um desafio muito grande.
Caroline Tonaco = Você já definiu as estratégias para 2020?
Sim. Quando eu cheguei rodei todas as filiais e fiz um tête-à-tête com todos os colaboradores. A 1ª pergunta que eu fazia era: O que a Visual tem de melhor para o mercado? A maioria maciça dos colaboradores respondia nesta ordem – o atendimento que a Visual oferece e a força da marca. Depois da geral que dei em todas as filiais, seguimos para um hotel no interior do estado de São Paulo – os meus gerentes 10 diretos e eu – e ficamos internados ali para fazermos, juntos, a construção das nossas estratégias e planejamentos para 2020.
Logo no começo do ano, no dia 11 de janeiro, fiz uma convenção geral da Visual Turismo e trouxe todo mundo para São Paulo. O objetivo da convenção era passar a mensagem de que iríamos, juntos, construir estratégias para então alcançarmos, juntos, nossos objetivos. Para isso, teríamos de estar mais unidos do que nunca. Na convenção, passamos a mensagem de que estávamos todos juntos, no mesmo barco.
Caroline Tonaco = E o resultado foi positivo?
O resultado foi muito bom. Acredito que nessa convenção trouxemos a equipe toda para perto. E a prova disso é que a gente conseguiu atingir os objetivos do 1º mês do ano. Estamos agora num mês difícil, que é um mês mais curto, um mês de muitas festividades no país, mas estamos caminhando e lutando para conseguir alcançar os objetivos desse mês também. É muito bom ver que a equipe está muito animada.
Caroline Tonaco = Quanto a agenda de eventos e capacitações para este ano, está pronta?
Eu posso garantir para vocês que a Visual Turismo terá, em 2020, uma presença muito forte em todos os eventos do trade.
Vamos fazer vários road shows pelo Brasil e vamos realizar um grande evento. Será um mega famtour, já no mês de junho. Vai se chamar Gran Tour e não posso adiantar mais nada pois ainda estamos definindo e estudando algumas propostas. A verdade é que estamos loucos para divulgar, mas ainda não podemos. Precisamos, antes, tomar a decisão de qual vai ser o destino.
Na sequência teremos o já tradicional Workshop da Visual Turismo, só que agora ele acontecerá em outubro e será um pouco mais abrangente. O mais legal é que vários fornecedores já estão sentindo a nossa equipe com um novo ritmo e estão vindo falar conosco, o que podemos fazer juntos.
E dentro desta agenda há sempre o contato direto com o agente de viagens.
Eu vou estar muito próximo do agente de viagem esse ano, justamente para comunicar que a Visual Turismo continua sendo a Visual Turismo, com o mesmo DNA, com as mesmas características, com o atendimento personalizado, formatação de pacotes customizados e o melhor: fazendo com excelência a entrega do produto para os clientes das agências de viagem.
Caroline Tonaco = Para a Visual Turismo, renovação e inspiração já é uma realidade?
Sim, exatamente. E vamos mostrar isso para as agências de todo o Brasil. Fico realmente muito à vontade com o agente de viagens, transito muito bem junto a eles.
Acredito que consigo falar a linguagem do agente de viagens e posso confessar para vocês 2 que eu volto para o mercado com muita fome de mercado. Porque eu fiquei em preparação, vamos dizer assim, por uns 4 anos e o meu próprio DNA tem tudo a ver com o DNA de uma empresa como a Visual Turismo.
E essa renovação, essa inspiração não seria nada sem a força desta equipe incrível. Toda ela está muito animada e senti que a minha chegada foi importante porque eu era realmente um sangue novo. E eu falei: vocês podem ter a certeza que a gente vai chegar lá. Só que para eu chegar lá, pra nós chegarmos juntos, eu preciso de vocês, porque eu, sozinho, não faço nada. Então por isso essa equipe vai estar muito junta, e estamos, de fato, com uma energia muito boa, com uma sinergia espetacular. Estamos, todos, nos empenhando ao máximo para atingir nossos objetivos.
Caroline Tonaco = Além da agenda de eventos, você tem alguma novidade na política da Visual para compartilhar com a Travel3?
A gente tem um novo programa de benefícios que chama Visual Partners que já está valendo para as vendas feitas a partir de 1º de janeiro. A cada venda o agente vai acumulando pontos. Teremos campanhas de venda com parceiros e, em algumas delas, os agentes terão seus pontos duplicados ou até triplicados, dentro do programa Visual Partners.
Vamos fazer vários famtours também ao longo do ano. Eu sempre acreditei, o agente de viagens tem que viajar para conhecer o destino que ele vai vender. Só assim ele é capaz de fazer uma venda e oferecer uma consultoria verdadeira, oferecendo detalhes e sugestões primordiais para o agente encantar o seu cliente.
É importante destacar que o conceito de experiência vai ser uma pegada muito forte da Visual esse ano. Posso garantir para vocês também é este ano vamos fazer um aprimoramento no Departamento Internacional da Visual Turismo. Eu vejo uma oportunidade, um oceano com mar aberto para navegar neste segmento.
A Visual tradicionalmente tem uma venda maior de produtos nacionais. Eu, em contrapartida, venho com uma experiência muito forte de internacional, assim como de cruzeiros marítimos. Vamos começar a focar em nichos como esqui, roteiros de charme, hotéis boutique, castelos no Canadá, cruzeiros para destinos diferenciados, como o Alasca, por exemplo. Investiremos em roteiros exóticos e vamos colocar os nossos produtos internacionais mais próximos do agente de viagem.
Porque precisamos ter diversidades de produtos nas prateleiras, contrapartidas para apoiar os agentes Um exemplo é o que aconteceu recentemente no Brasil, com as manchas de óleo em nosso litoral. Surge um contratempo nas praias do Nordeste e precisamos estar prontos para oferecer outras excelentes opções de pacotes e roteiros.