O primeiro ministro português Antonio Passos visita o Emirado a partir desta segunda e na agenda das principais negociações, investimentos de milhões de euros no setor de turismo, realçados pelos voos regulares da Qatar Airways para Lisboa. Estes dois assuntos estão na agenda
O Qatar ainda é um pais com presença discreta nos negócios em Portugal e o objetivo principal da viagem oficial é acelerar o crescimento, um deles é o projeto de hotel do grupo W no Algarve – de quase 300 milhões de euros.
A visita de António Costa ao Qatar, leva a perspectiva de permitir a a expansão de negócios, principalmente no setor do turismo. “Portugal apresenta-se como um país com políticas fiscais competitivas para o investimento externo e com vantagens administrativas garantidas para investimentos privados, caso dos vistos Gold”, salientou o dirigente que confirmou as negociações para um voo direto Lisboa-Doha partir de 2018.
O Qatar, em janeiro de 2017, posicionava-se como o 72º cliente de Portugal e o seu 84º fornecedor. No final de 2016, a holding Al Faisal, um dos principais grupos financeiros privados do Qatar (com um património líquido estimado de pelos 2,2 bilhões de dólares), comprou 78.46% do Banif Malta. E tem planos de investimentos nos setores hoteleiro e imobiliário turistico.