A 3.ª edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso, realizada nesta quinta (9), contou com 700 participantes, que acompanharam a exposição da Secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, elogiando o trabalho articulado de promoção conjunta que vem sendo realizado na promoção de Fátima pelas várias associações. “Um exemplo que deve ser aprofundado”, assinalou.
“É muito bom voltar um ano depois e ver que este workshop continua a crescer. É bom perceber que isto traz cada vez mais resultados e que é um case de sucesso, precisamente na aproximação entre quem vende e quem compra, é isso que é preciso para posicionar o Turismo Religioso e, neste caso, Fátima”, afirmou Ana Mendes Godinho.
Os números mostram esta configuração. A terceira edição do Workshop Internacional reúne cerca 130 buyers e suppliers e 700 participantes. Nas duas primeiras foram 50 e 200, e contrastam de forma veemente, o que valeu o elogio da responsável pela SET para o trabalho feito em torno da promoção de Fátima e o seu centenário.
“É muito bom voltar um ano depois e ver que este workshop continua a crescer. É bom perceber que isto traz cada vez mais resultados e que é um case de sucesso, precisamente na aproximação entre quem vende e quem compra, é isso que é preciso para posicionar o Turismo Religioso e, neste caso, Fátima”, afirmou Ana Mendes Godinho.
Ela salientou a necessidade de aproveitamento dos momentos-chave para promover o destino, e que para 2017 o ângulo de promoção tem como um dos principais focos o centenário da aparição e que leva Fátima para um estágio acima.,
Há um interesse comum o de aproveitar este ano para Fátima e de que 2017 seja tão importante por dois acontecimentos históricos, o Centenário das Aparições e a vinda do Papa, para precisamente promovermos Portugal como este destino de caminhos e encontro de soluções, de diálogo e paz”, afirmou a secretária que também lembrou da ação de promoção internacional que vem sendo realizada.
“Pela primeira vez, na nossa presença na ABAV, no stand de promoção de Portugal, Fátima era o destaque de promoção como destino turístico, com um grande impacto, aliás os números identificam isso, com um crescimento do mercado brasileiro significativo já no final de 2016 e neste inicio de 2017.”
Ana Mendes Godinho identificou os ‘Caminhos de Fátima’ como o produto a desenvolver e promover em 2017 e voltou a reiterar a importância do “trabalho em conjunto, em cooperação, sem preconceitos entre a religião e a espiritualidade, para um melhor desempenho do turismo como um todo’.