Site Viaje Legal auxilia consumidores a evitar transtornos com a viagem (foto: Paulino Menezes)
Contar com o suporte de uma agência para programar aquela viagem tão desejada pode facilitar a vida. Mas para evitar o risco de fechar um pacote com uma agência irregular, é bom conferir ela está cadastrada no Cadastur, o sistema do Ministério do Turismo obrigatório para as empresas que atuam no setor.
Uma das formas de fazer essa inspeção é através do site Viaje Legal, que reúne orientações e dicas para os turistas. Entre as medidas a serem adotadas antes da contratação do pacote, é importante verificar se há queixas ou denúncias sobre a empresa no Procon e outros sites especializados em defesa do consumidor, além de ler com cuidado o contrato proposto, que muitas vezes traz textos confusos que podem causar transtornos ao cliente mais tarde.
Outra dica para o viajante se resguardar de imprevistos é pedir à agência, com antecedência, documentos como confirmação da reserva do hotel; nota de débito ou recibo da fatura do hotel; passagens com assento marcado; além do roteiro e programação da viagem. Em caso de cancelamento, por parte da contratada e sem autorização do cliente, o consumidor poderá acionar os órgãos de defesa do consumidor.
O site Viaje Legal também traz todas as orientações necessárias sobre a compra de passagens aéreas e contratação de guias turísticos, que também devem estar regularizados junto ao Ministério do Turismo.
Confira todo o conteúdo do Viaje Legal clicando aqui.