A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) implantará novos procedimentos de inspeção em todos os aeroportos brasileiros a partir desta próxima segunda-feira (18). A medida, já com a questão das Olimpiadas em foco mas também em razão de ultimos acontecimentos internacionais, tem o objetivo de reforçar a segurança do transporte aéreo e envolve procedimentos como a revista aleatória de passageiros e a inspeção de bagagens.
Os métodos de segurança são adotados e padronizados internacionalmente e, no Brasil, estão normatizados pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 107, norma da ANAC que dispõe sobre a Segurança da Aviação Civil.
Os procedimentos a que os passageiros estão sujeitos são os seguintes:- passagem pelo pórtico de detecção de metais; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de Raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção.
Saiba mais sobre os procedimentos de inspeção
-A revista física aleatória é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (APAC) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de Raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha.
-A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo Raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada para voos internacionais.
-A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de Raios X também poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos APAC.
(Fotos:Paulo Pinto/Divulgação)