Turistas curtem a tranquilidade matinal dos finais de semana do French Quarter, o famoso Quarteirão Francês (Foto: Claudia Tonaco)
Nada como criar boas memórias a dois, para fortalecer a vida de um casal. Para isso, poucos experiências se equiparam à de viajar por destinos maravilhosos. New Orleans, localizada no sulista estado norte-americano da Louisiana é um deles. A cidade transborda atrações, capazes de satisfazer os cinco sentidos dos viajantes. Nessa edição onde o amor é a grande vitrine, nosso convite é embarcar numa viagem romântica e mergulhar, de A à Z, nas emoções de New Orleans.
A
África
Os africanos chegaram a New Orleans como escravos, trazendo na bagagem todo o tempero do continente natal, que se manifestou por meio da música, da dança, das tradições religiosas e da culinária. Sem esse tempero, Nola seria hoje uma cidade totalmente diferente.
Anne Rice
A famosa escritora do best-seller Entrevista com o vampiro é uma das ilustres moradoras locais. Aos seus fãs é permitido fazer selfies em frente à belíssima residência. Se você é um deles, aproveite para fazer um tour pelas ruas e edifícios citados nas obras da autora.
Decadência, loucuras e coloridos diversos, assim é a Bourbon Street (Richard Nowitz-New Orleans CVB/Divulgação)
B
Bourbon St.
A rua cartão-postal de New Orleans abriga desde elegantes restaurantes até as mais selvagens casas noturnas. Vibrante 24 horas por dia, até virou hit, com a canção Moon over Bourbon Street, na voz de Sting.
Beads
Você verá milhões deles pelas ruas, pendurados em placas e até no pescoço de estátuas. São os brilhantes colares do Mardi-Gras, uma marca registrada da alegria que rola o ano inteiro por Nola.
Beignets
Imprescindível é experimentar este doce, que lembra o sonho dos mineiros. Os de New Orleans são polvilhados com açúcar de confeiteiro. O melhor lugar para comê-lo (acompanhado de uma xícara de cafe au lait) é no Café du Monde, o mais tradicional, que tem filiais na cidade. O original fica aberto 24 horas por dia, fecha apenas no dia 25 de dezembro. No resto do ano, vive cheio.
Numa viagem de A à Z por New Orleans, comer um beignet no Café du Monde é obrigatório (Pat Garin-New Orleans CVB/Divulgação)
C
Cozinha creole e cajun
A deliciosa cozinha regional, uma das grandes atrações de New Orleans, é uma mistura criativa de culturas e ingredientes. Creole é o nome dado aos descendentes dos franceses e espanhóis que colonizaram a região, e a palavra passou a ser usada também para designar o estilo culinário que une receitas africanas e caribenhas. O termo cajun, por sua vez, classifica a cozinha dos acadianos – franceses que saíram do Canadá e vieram para a Louisiana. Carne de porco, muitas aves, peixe e frutos do mar são os componentes básicos da cozinha cajun.
Choctaw
Nome de uma das populações nativas, ali instaladas muito antes da chegada dos europeus.
D
Dixieland
Assim como o jazz, você ouvirá muito esse estilo musical pelas ruas, bares e casas noturnas da cidade.
E
Espanha
Outro país que influenciou a vida, os costumes, a cultura e a arquitetura de New Orleans. Curiosamente, um passeio pelo French Quarter – o Quarteirão Francês – é uma aula de arquitetura espanhola, já que, no século 18, um grande incêndio destruiu as construções originais. As novas foram erguidas seguindo o estilo espanhol, muito em moda na época.
Arquitetura típica do French Quarter, o histórico Quarteirão Francês (Claudia Tonaco)
F
Frutos do mar
Lagostas, lagostins, crawfishs, lulas, camarões e mexilhões são ingredientes típicos, servidos de todas as maneiras possíveis.
French Market District
O mercado francês é o paraíso dos gourmets e funciona das 10h às 18h. Milhares de temperos, conservas, frutas, legumes, carnes e frutos do mar frescos, dispostos em gôndolas e prateleiras, despertam o paladar do visitante.
Imperdível é ir ao French Market, o Mercado Francês, para satisfazer o paladar (Chris Granger-New Orleans CVB/Divulgação)
G
Gumbo
Amplie sua cultura gastronômica, saboreando o prato nacional da Louisiana e exemplo delicioso do que a mistura das culturas inglesa, francesa, espanhola e africana fizeram com a culinária local. O gumbo é uma sopa com aspecto de feijoada e usa ingredientes como cebola, aipo, molho de tomate, frango, carne, frutos do mar, entre outros.
H
Hurricane
Coquetel vermelho vibrante, bebida típica da cidade do jazz. Os barmen improvisam e soltam a imaginação na hora de preparar esse furacão movido a rum.
Hotéis
Vários, para todos os tipos de turistas, com diárias atraentes, principalmente na baixa temporada local, que vai de junho a outubro.
I
Ingleses
Assim como os choctaws, franceses, espanhóis e africanos, os ingleses fazem parte do grande caldeirão cultural que nutre vida de Nola. Os ingleses travaram com os franceses a chamada Guerra dos Sete Anos.
New Orleans tem um cenário urbano que combina com passeios românticos (Chris Granger-New Orleans CVB/Divulgação)
J
Jazz
E blues, ragtime, rock, até salsa e mambo ditam o ritmo de Nola, que vive de diversão e acordes para deleite dos seus visitantes. Festivais de jazz e outros ritmos ocorrem durante o ano, mas o jazz é o hino local. De Buddy Bolden (considerado o primeiro músico do estilo), Louis Armstrong, os Marsalis até os Neville Brothers, New Orleans é uma fábrica de sons e improvisos musicais.
K
Krewe of Jingle Parade
O desfile de Natal faz parte do calendário anual da cidade e, este ano, tomará a Canal Street no dia 3 de dezembro. É a entrada oficial de New Orleans no clima de holidays, as férias de fim de ano nos Estados Unidos.
Música por todos os lados, onde quer que se ande (Claudia Tonaco)
L
Louisiana
O estado do Sul dos Estados Unidos, inicialmente, foi território dos franceses e assim batizado para homenagear o rei Luís 14. A partir daí mudou de mãos, virou “propriedade” dos espanhóis e, depois, voltou novamente para os franceses. Em 1803, depois de várias negociações entre Napoleão Bonaparte e o presidente Thomas Jefferson, a França acabou vendendo-o para os norte-americanos pela quantia de US$ 15 milhões.
M
Mardi Gras
O Carnaval mais famoso e a maior festa aberta dos Estados Unidos. Ocorre na época do nosso Carnaval e atrai turistas do mundo inteiro.
Museus
São todos excelentes e mostram um panorama histórico, cultural, musical e artístico da região. O Cabildo, o Presbitério, o Jazzland e o New Orleans Museum of Art (Noma) devem fazer parte de seu roteiro pela cidade.
N
Nola
Abreviação de Nova Orleans e Louisiana. A cidade vive hoje um de seus melhores momentos, com um renascimento cultural e turístico de toda a região. Basta observar a quantidade de novos e excelentes hotéis, restaurantes, casas noturnas e shoppings para arrumar suas malas e partir para New Orleans em suas próximas férias.
Natchez
Um dos mais conhecidos steamboats (navios a vapor) que circulam pelo Mississipi, levando turistas para ouvir o tradicional jazz, provar a culinária local e conhecer a paisagem.
Oak Alley Plantation está a poucos minutos do centro da Cidade (Claudia Tonaco)
O
Oak Plantation
Outro passeio imperdível é visitar uma plantation, nome dado às fazendas históricas da região. A Oak Plantation é um bom exemplo de preservação de um período importante da história dos Estados Unidos.
P
Prailine
Doce típico, que você pode experimentar nos vários cafés e restaurantes da cidade, inclusive no French Market.
Po’Boy
Sanduíche típico, uma corruptela de “poor boy”, que teve sua origem nos sanduíches preparados pelas freiras ursulinas para os garotos pobres da cidade. Um bom po’boy é feito com pão francês e repleto de bons recheios, que variam conforme o restaurante.
Outro programa fundamental é experimentar (pelo menos) um po’boy (Chris Granger-New Orleans CVB/Divulgação)
Q
Quarteirão Francês
Alma de New Orleans é o seu centro histórico. Para conhecer suas sutilezas e maravilhas, caminhe por ele, entrando nas lojas de antiguidades e galerias de arte. Sente-se numa mesa de um café ou restaurante e observe a vida passar do lado de fora.
R
Rio Mississipi
O lendário rio que corta o sul do país, responsável por abastecer de cultura a cidade.
S
Sightseeing Power Pass
Passe que dá acesso a museus e outros passeios, com preço mais em conta.
T
Turtle Soup
Sopa de tartaruga também é cultura. Isso mesmo. Não hesite em experimentar essa iguaria, sem culpa.
Tax Free
Talvez a maior atração para os brasileiros e um motivo a mais para visitar New Orleans. Você compra, paga, pede o seu voucher e recebe de volta as taxas de imposto local que, em média, são de 10%. Além do aeroporto, há um guichê de devolução no terceiro andar da Macy’s, no Lakeside Shopping Center.
U
Ursulinas
O Old Ursuline Convent, convento das ursulinas, exibe uma curiosa coleção de objetos e mobiliário os quais retratam a história das freiras que deixaram a França para morar em New Orleans.
V
Vampiros & vodus
Os escravos vindos da Nigéria e de outras regiões africanas trouxeram com eles o ritual vodu, que passou a ser praticado em larga escala no período colonial. Hoje, junto com as histórias de vampiros contadas por Anne Rice em seus livros, essas figuras rondam as noites da cidade, acrescentando lendas, histórias e um colorido diferente ao ambiente de diversão. É muito comum ver jovens vestidos com longas capas e com uma expressão soturna, andando pelas ruas. A arquitetura dos cemitérios locais se adapta bem ao contexto de um horror tour.
W
Walking tour
Agende para fazer uma visita guiada por alguns dos mais icônicos cenários da cidade, conhecendo mais profundamente a história de edifícios e personagens que escreveram a história local.
X
X da questão
Visitar New Orleans é um programa imperdível!
Y
Yesteryear’s
Loja que vende camisetas, cartazes antigos, máscaras de Mardi Gras [L1] e bonequinhas vodu no número 626, da Bourbon Street.
Z
Zydeco
Estilo musical criado pelos creoles e que é uma fusão do blues, country e música francesa. É indispensável um acordeom e um washboard (instrumento de percussão que se parece com uma tábua de lavar roupa).
Embarque para New Orleans com a Copa Airlines
A companhia aérea panamenha opera 4 frequências semanais para New Orleans, sempre a partir do Centro de Conexões das Américas, no Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá.
O voo CM 498 decola do Panamá (PTY) às segundas, quartas, sextas-feiras e domingos, às 18h35, aterrissando no Aeroporto de New Orleans (MSY) às 22h27.
Na volta, o CM 499 parte de New Orleans (MSY) às segundas, terças, quintas-feiras e sábados, às 6h49, chegando ao Centro de Conexões das Américas do Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá, às 10h42.
Todos os horários são locais e o tempo de voo é de aproximadamente três horas e 50 minutos.
O equipamento é o Boeing 737-700 de nova geração, com capacidade para transportar 12 passageiros na classe executiva e 112 na classe econômica.
Saiba mais = www.copaair.com
Pacote Rota da Música, da MMTGapnet, para New Orleans, inclui passagem aérea + traslados + 8 noites de hospedagem com café da manhã + visitas às cidades de New Orleans, Natchez, Memphis, Nashville, Indianapolis e Chicago + passeios conforme o programa + serviços de maleteiros + acompanhamento de guia + seguro e bolsa de viagem = a partir de US$3.429 por pessoa em apartamento duplo.
Observação = Validade até 1a quinzena de setembro.
Contato MMTGapnet = www.mmtgapnet.com.br + (31) 2522-9200 + (11) 3124-6444 + (61) 3202-8668 + (19) 3251-7000