O setor aéreo europeu vive um momento de alta e grande competitividade, cada vez mais referenciado pela disputa em alguns centros onde cresce de modo acentuado o movimento de viagens.
Neste sentido, na Europa a disputa entre as empresas low-cost é acirrada e isto se acentua em alguns países, como no caso do mercado espanhol onde a Ryanair continua ampliando sua liderança. Entre janeiro e abril, transportou 9,25 milhões de passageiros, 22,8% a mais que no mesmo período do ano passado.
É a empresa que mais cresce e deixa bem para trás as concorrentes diretas, Norwegian e Vueling. Esta low-cost, com sede em Barcelona, chegou aos 5,74 milhões de passageiros, em um universo que registrou 12,1% a mais no comparativo anual.
No ano passado, a Ibéria – do grupo IAG – chegou a despontar como a empresa aérea de maior crescimento na Espanha, justamente pelo novo pulsar administrativo e recuperação de espaços, além de avanços no território europeu. Colaborou para tal o ingresso da Iberia Express no mercado. De janeiro a outubro teve 14% a mais de passageiros, chegando aos 14 milhões, acima de todas as outras, menos da Air Europa.
Mas, a Ryanair voltou a ocupar esta posição, de acordo com o levantamento dos primeiros meses do ano. Para quem imaginava que haveria um realinhamento do mercado, o que se confirmou foi que a politica da companhia segue acenando com mais ofertas e resposta imediata dos clientes consumidores.