O Verão está chegando. A mais esperada estação do movimento turístico de todo ano, quando turistas visitantes representam 1/3 de toda a temporada, é uma grande interrogação nesta virada 2016-2017 representando ainda uma expectativa sobre os resultados de imagem e oferta do pais apresentados neste ano.
A Embratur estima a chegada de 2.420 milhões de turistas estrangeiros, um crescimento de 11% em relação ao verão passado, quando vieram 2.183 milhões de visitantes do exterior.
Sol e praia são aspectos determinantes, em especial para mercados mais próximos como nossos vizinhos da América do Sul. Com a evidência na qual o Brasil se apresentou com a realização das Olimpíadas, a imagem de repercussão deverá contribuir para um aumento no interesse dos viajantes.
“O Brasil está no imaginário das pessoas ao redor do mundo com o belíssimo espetáculo que apresentamos na Rio 2016. Nossa hospitalidade surpreendeu 98% dos visitantes dos Jogos e agora não seria diferente. A Embratur está explorando esse momento, que é impulsionado pelo câmbio favorável, para reforçar o convite a potenciais turistas e batermos novo recorde de fluxo estrangeiro nesse verão”, explica o presidente Vinicius Lummertz.
Seria muito bom que a política de isenção de vistos de turismo adotada nos Jogos pudesse ser estendida, pois ela funcionou. Representou um aumento de 55,31% no número de estrangeiros com origem nos países beneficiados – Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália -, em relação ao mesmo período de 2015. E seria mais ainda se pudesse ser estendida à China. Porém, o ambiente político em Brasilia que emperra muito e pouco ajuda na atenção a questões imediatas, é um entrave.
O posicionamento favorável do governo antes do verão poderia também contribuir para o crescimento de visitantes internacional. “Cálculos do MTur mostram que, caso a isenção seja permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano. Além disso, podemos analisar o caso da Argentina, que optou pela dispensa de vistos para norte-americanos em dezembro de 2015 e registrou aumento de mais 10% somente nos três primeiros meses do ano”, segue Lummertz.
A ideia de retomada da isenção já foi levada para debate com a Casa Civil e o Ministério das Relações Exteriores Caso a medida venha a aprovada pelo Governo, a tendência é que a medida se estabeleça por mais dois anos. Porém, o quanto antes seria muito melhor.
A Embratur está procurando reforçar o interesse internacional com uma campanha provocativa que está no ar e será veiculada até a virada do ano nas maiores emissoras de televisão do mundo: CNN, Fox, Discovery Channel e Natgeo. O alcance pela CNN é projetado para 250 milhões de domicílios em 167 paises.
O convite aos turistas estrangeiros para a melhor e mais quente estação do ano no Brasil vai além da mídia televisiva: nos aeroportos da Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai inserções publicitárias com foco no verão brasileiro também estão programadas.
Com relação ao mercado argentino, o mais próximo e sensível, haverá ainda um detalhe a ser acrescentado. Com a mudança no período escolar que está sendo tomada no pais, as férias terão um calendário que possibilitará maior numero de viagens em fevereiro, o que dará um reforço de viagens para melhor aproveitamento do Verão, ai também incluindo o Carnaval.