A noticia vem diretamente do Salão Aeronáutico de Farnborough, que está acontecendo na Inglaterra. Depois de sigilosas negociações, um acordo (“Subscription Agreement”) foi assinado com o qual a Qatar Airways vai adquirir até 10% do total da participação acionária da LATAM, por meio de um aumento de capital.
Neste ousado lance que comprova a nova fase de expansão global, a Qatar Airways, uma das principais empresas aéreas da atualidade, está adquirindo parte do capital da Latam Airlines. A empresa catari já é a primeira acionista do grupo IAG, formado pela British Airways, Ibéria, Vueling e AirLingus, e agora abre suas atenções maiores para a América Latina.
Tanto como Latam Airlines e IAG, a Qatar Airways, é integrante da Oneworld e também anunciou a aquisição de 49¨% da italiana Meridiana.
‘Esta inversão oferece oportunidades potenciais da rede que se expande com a presença da Qatar’, afirmou o CEO e presidente executivo Akbar Al Baker, sendo complementado por Enrique Cueto, pela Latam, indicando as novas oportunidades de conectividade com os mercados da Ásia e Oriente Médio através deste acordo.
A Qatar é uma das empresas mundiais que utiliza com destaque o A380, o maior avião comercial do mundo
A ampliação do capital das empresas Latam –Lan e TAM – passa para US$ 613 milhões de dólares e depende da aprovação dos acionistas das duas empresas. A transação deverá ser completada ainda dentro deste período até o final do ano.