O ministro do turismo cubano, Manuel Marrero, confirmou nesta terça (3), durante a FIT – Feira Internacional de Turismo – que o numero de visitantes norteamericanos já duplicou nestes meses de 2016, chegando a 94 mil visitantes, 96% a mais em relação ao ano passado.
Marrero ressaltou que 2015 teve um numero recorde de 3,5 milhões visitando Cuba, entre os quais 161,233 norteamericanos – subindo 76% em relação a 2014.
A nova tendência seguirá em alta e vai aumentar com o reestabelecimentos de voos regulares e diretos entre os dois países, além das rotas marítimas
O boom’ dos americanos é facilmente explicável depois da decisão do presidente Obama de permitir viagens educacionais e de outras categorias, embora continue a proibição para aqueles não se encaixem nas 12 categorias liberadas. Assim, quando houver a liberação completa, as previsões se elevam para um milhão de norteamericanos por ano, no minimo.
‘Cuba é um destino turístico com características muito especiais’, afirmou o ministro, reconhecendo que a chegada massiva é um autêntico desafio. ‘Reconhecemos dificuldades na confirmação de reservas e uma certa complicação nos serviços de aeroportos', mas garantiu que isto será solucionado. Admitiu que a infraestrutura turística de Cuba está no limite, sobretudo em Havana, onde os visitantes aumentaram 37% somente neste ano. Tres novos hotéis já estão em construção na zona colonial da capital e outros estão em reforma.