Da Borgonha, região francesa famosa pela produção de alguns dos melhores vinhos do mundo, saem outras riquezas gastronômicas. Das mostardas intensas, a receitas icônicas como Bœuf Bourguignon, a região é uma festa para os olhos e o paladar. E é em meio a essa atmosfera que são também desenvolvidos queijos de sabores únicos. Feitos em modos tradicionais, transmitidos de geração a geração, eles carregam características intimamente ligadas ao terroir, por isso são tão notáveis.
Os queijos que serão trazidos ao país são produzidos pela família Lincet, que se dedica a essa arte há cinco gerações. Originalmente do Marne, a família transferiu sua sede para Saligny, no coração da Borgonha, em 1957, quando adquiriu uma pequena empresa de laticínios e se especializou na fabricação do tradicional queijo Saint Florentin.
Os queijos Lincet são produzidos com leite integral de vaca segundo métodos tradicionais, e cada um possui particularidades e qualidades próprias, mas a produção tem início em um processo único desde a coleta, a moldagem e a drenagem. Após a drenagem, os queijos são virados e salgados a seco. Os produtos frescos são então “secos” e acondicionados por dois dias. Os queijos maduros são enviados para as salas de maturação por um período mínimo de duas semanas e é durante este tempo que se forma a casca branca característica, permitindo que o queijo amadureça e desenvolva seu aroma distinto. Já os queijos de casca lavada são lavados e transformados a mão de três a quatro vezes por semana com Marc de Bourgogne ou água salgada, para ajudar a desenvolver seus sabores e aromas característicos.