Ministro Marcelo Calero reunido com o secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Diego Galdino (foto: Acácio Pinheiro/MinC)
A reunião do secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino, com o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e a presidenta do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), na última quinta-feira (11) em Brasília resultou na confirmação de recursos para obras no Centro Histórico de São Luís.
Estiveram em pauta as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas em São Luís, como recuperação da Rua Grande, e as reformas dos Teatros Artur Azevedo e João do Vale, os Pontos de Cultura do Maranhão e os Faróis dos Saberes.
O ministro Calero garantiu a aplicação de recursos federais nas obras ainda durante este ano e informou que já estão previstos no Orçamento Geral da União investimentos para 2017. Durante o encontro, a presidenta do Iphan, que é maranhense, detalhou ao ministro as obras que serão realizadas na Rua Grande, bem como a recuperação do centenário Teatro Artur Azevedo.
O secretário Diego Galdino falou da importância da retomada imediata das obras, pincipalmente do Teatro Artur Azevedo, que completa 200 anos em junho de 2017. “Foi uma reunião muito produtiva e o ministro se mostrou sensível às nossas demandas.
Outra iniciativa que deve ser potencializada com a parceria entre o Governo Federal e Governo Estadual é a recuperação dos Faróis dos Saberes. De acordo com o ministro, o Programa Biblioteca do Amanhã, que já é desenvolvido pelo ministério da Cultura, pode integrar essa importante ação.
Para finalizar, Galdino informou a reinauguração da Casa de Cultura Josué Montello, instalada em São Luís e em fase final de reparos, com conclusão prevista para este ano.