BENTO GONÇALVES – Com uma mudança de clima bem típica da região serrana, a chuvinha persistente e a temperatura em queda, os mais de 600 participantes da Maratona do Vinho se livram do calor que neste Verão tem alcançado marcas elevadas, mas não das dificuldades e desafios que a prova apresenta em seu percurso, desde a largada logo cedo no Morro da Antena, Vale dos Vinhedos, e o roteiro pela região, com os ‘Vino Stop’ nas vinícolas Don Laurindo; Lidio Carraro – Restaurante Vale Rústico, Vinhos Calza, Vinhos Milani, Vaccaro, Vinhos Bettú – Osteria Della Colombina e Vinhos Courmayeur.
Depois de chover de modo esparso pela madrugada, a manhã deste domingo em Bento continua com a previsão chuvosa mas a prova acontece sem, pelo menos em sua largada e periodo inicial das quase 4 horas previstas.
Entre os caminhos de Bento, Monte Belo e Garibaldi, atletas maratonistas de alto rendimento, atletas amadores, representantes de academias, clubes, associações, grupos de amigos e familiares em busca de harmonia e saúde no evento inserido entre vales, parreirais, vinícolas, pontos belas paisagens rurais e o agradável aroma da uva. Ambiente e cenários bem característicos da época e da região.
Os 42,195 km individuais (masculino e feminino) terão inicio às 7h30 e cinco minutos depois os 45,500 para grupos em equipes, quartetos ou octicos. São quatro categorias mixtas, com participantes dos 18 até os 70 anos ou mais. No total, a distribuição de 246 troféus.
Muito mais que uma prova de maratona, a do Vinho tem aspectos bem típicos como as paradas, onde os atletas são reabastecidos em suas energias com produtos produzidos na região: a uva, suco, vinho, pão, queijo, salame, músicas e danças típicas, entre o relaxamento, a concentração e a confraternização.
Para a premiação os atletas e das equipes, a Maratona do vinho apresenta outra particularidade. “Todos atletas, receberão a medalha de participação, e os 5 (cinco) primeiros Maratonistas receberão como louros da vitória, troféus, uma réplica da Pipa Pórtico e uma porcentagem do seu peso corporal em vinho, de ótima qualidade e procedência.”, diz o regulamento.
E os 03 (três) atletas ou equipes mais bem caracterizados, com o tema Uva e Vinho, receberão cestas com produtos colônias.
A Giordani Turismo, empresa especializada em consultoria de viagens é a Agência Oficial da Maratona do Vinho 2017, evento que movimenta pela manhã a programação da Vindima 2017. À noite já será a abertura da Fimtur Business em sua oitava edição, também inserida no evento que vem de janeiro, atravessa este fevereiro por inteiro e vai até março.
Esta série de Coberturas Especiais da TRAVEL3 em Bento Gonçalves – a Vindima e a Fimtur Business – tem o apoio da rede Laghetto. Vinocap Hotel e Giordani Turismo