Embora com a rivalidade reconhecida entre Paris e Londres, há um ponto em comum que ambas estão trabalhando bem. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciaram novas colaborações de negócios e turismo para atrair visitantes internacionais para ambas as cidades.
Os visitantes de Londres e Paris gastam mais de 30 bilhões de libras (34 bilhões de euros) por ano e a economia do turismo em ambas as cidades gera 1,2 milhões empregos.
O acordo de turismo, que será lançado em 2018, focalizará os principais fatores para visitantes de ambas as cidades, como cultura e patrimônio, e combinará os recursos de VisitLondon.com e Parisinfo.com.
O acordo proporcionará, pela primeira vez, a promoção conjunta de Londres e Paris aos visitantes estrangeiros, enquanto uma nova iniciativa denominada Programa de Boas-Vindas Paris-Londres incentivará e facilitará o fluxo de comércio e investimento entre as duas cidades.
O objetivo é ajudar empresas das duas cidades a na expansão para novos mercados internacionais.
Chama a atenção o fato do anúncio surgir logo em seguida ao anuncio do governo britânico acionando o artigo 50, no processo formal de retirada do Reino Unido da União Europeia.
O prefeito londrino afirmou que:
“Londres e Paris são duas das maiores cidades do mundo e nós temos muito a ganhar com as forças desta união. Nunca subestime os benefícios incríveis que podem ser encontrados quando as grandes cidades fazem negócios juntos. Trabalhar em estreita colaboração continua a ser para o nosso benefício mútuo”.
Já prefeita parisiense reiterou:
“Paris e Londres compartilham valores comuns e força de vontade, queremos ser atraentes para empresas de todo o mundo. Novos intercâmbios e novos projetos. são iniciativas a dois que vão criar emprego, atividade e crescimento econômico.É uma dinâmica muito positiva que o Brexit não vai mudar.”
O Eurostar, trem de alta velocidade que percorre o canal da Mancha, também fornecerá aos empresários tarifas preferenciais em seus serviços.
Londres recebe mais investimentos internos do que qualquer outra cidade global, atraindo £ 2.6 bilhões de euros e gerando quase 10 mil empregos nos últimos dez anos. Paris, em comparação, é o maior destino europeu de investimento estrangeiro direto de Londres. Desde janeiro de 2006, mais de 160 empresas de Londres instalaram-se em Paris, criando 7,5 mil empregos na cidade.