A campanha nacionalista ‘Juntos para o Chile’, com arrecadação de doações para ajudar no combate aos prejuízos já causados pela extensa faixa de incêndios que provocam o maior desastre ambiental no pais andino, alcançou US$ 6,7 milhões neste fim de semana e as primeiras distribuições começam a ser feitas a partir de hoje.
Nesta segunda chega também ao Chile o avião russo Ilyushin II 76 que realizou viagem de 32 horas e 3 escalas para reabastecimento. É outra aeronave gigante que vai colaborar no combate aos incêndios na região de Coquimbo e Lagos.
O Super Tanker alugado e que entrou em ação na semana passada já realizou quatro missões com resultados satisfatórios. Aviões Hércules, da Força Aérea Brasileira também se juntaram à frota que está neste combate internacional com a ajuda de vários países.
As autoridades informaram que 43 pessoas – todas chilenas – encontram-se detidas por alguma vinculação a ser conferida com a extensão dos incêndios.
Por toda a região centro-sul do Chile continuam as preocupações pelo volume dos incêndios pois apenas 11 foram extintos, 55 foram controlados e 58 ainda sob combate com focos ativos.