Além da Argentina, onde está entre as maiores redes, e do Brasil – onde tem um único hotel, em São Paulo – a Howard Johnson pretende uma expansão pela América do Sul e começa com a abertura de um primeiro empreendimento no Uruguai.
Desembarcou com um hotel junto ao moderno aeroporto de Carrasco, em Montevidéu. Está no prédio que era a Hosteria del lago, a cinco minutos do aeroporto e inicia atividades com tarifas promocionais nas três categorias que tem. Foram remodelados 3.200 m2 com o acréscimo de mais 2.220 m2 na área, e agora conta com uma planta baixa e um nível maior de apartamentos com vistas para o lago.
Além do Uruguai, onde também pretende se estabelecer brevemente em Punta del Este, o Paraguai também está nos planos imediatos da bandeira americana, com Assuncão e Encarnación. O planejamento é para um maior desenvolvimento no mercado sulamericano e compor a rede com um total de 60 hotéis até o ano de 2018, anunciou o presidente do grupo HJA, Alberto Albamonte.
A rede já é a de maior numero de estabelecimentos na Argentina, onde conta com 35 hotéis e tem outros 25 em construção, sempre no sistema de franquias. Conta com investidores entre grupos de setor imobiliário, agrícola e de cassinos, entre outros.
Este é um deles, o de Sierra Altas, em um prédio histórico de 1908
Entre as próximas inaugurações na Argentina está Neuquén, na região patagônica. Outra novidade da empresa é o lançamento da sua segunda marca, a Days Inn, começando por Córdoba.