Os números de 2015 indicam que pouco mais de 50 mil turistas chineses visitaram o Brasil. Pouco, muito pouco, considerando-se o potencial do pais que é o maior emissor mundial da atualidade. Não é fácil trazer os turistas de lá em grande numero, é necessário um longo e persistente trabalho, inclusive com uma série de tramitações que são bem diferentes no relacionamento de governo.
Ainda bem que neste final do ano uma ação adotada pelo Ministério do Turismo pode melhorar em relação ao que aconteceu nos dois ultimos anos. O MTur credenciou 316 agências de viagens que estão aptas para o receptivo aos turistas chineses em 2017, um aumento de 5% em relação a 2015. A lista foi divulgada no Diário Oficial da União.
Os dados dos agentes cadastrados serão enviados agora para a Embaixada da China, na sequência protocolar desta autorização.
“A China é o maior emissor global de turistas e representa um importante mercado. O cadastro está em acordo com o Memorando de Entendimento entre os dois países e representa uma segurança para quem contrata os serviços”, analisou o ministro do Turismo, Marx Beltrão, explicando sobre o credenciamento.
É uma exigência do governo chinês para que agências brasileiras ofereçam pacotes e possam receber turistas daquele país no Brasil. Para participar do processo, as empresas precisam estar regularizadas no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, o Cadastur. Além disso, os interessados devem declarar ciência dos termos do Memorando de Entendimento assinado com a Administração Nacional de Turismo da República Popular da China. Por fim, o interessado deve aceitar o Termo de Responsabilidade e solicitar sua inscrição no ADS CHINA.
O Ministério abriu esta chamada pública para o cadastro no dia 8 de novembro As inscrições, feitas pela internet, foram encerradas no dia 22 de dezembro.
O Brasil promete – e tem planos para tal – intensificar a promoção do turismo junto ao público e viajantes chineses. Para tal, poderá alinhar-se ao esforço adiantado que a Argentina está realizando com avanços junto às autoridades de Pequim. A China é um dos países que está entre os estudos da Embratur para maior promoção e divulgação.