GRAMADO (RS) – Onde e quando o assunto é turismo de negócios, os numeros ganham uma projeção acentuada e aprimoram a condição de qualidade. Com o Festuris 2016 aconteceu exatamente assim, completando uma edição que vai ficar para a história pelo ambiente otimista, alegre e festivo da feira, além de resultados compensadores. Esta 28a. edição deixou em todos um clima bastante favorável, tipico de 'missão cumprida' e 'agora queremos mais ainda';.
Toda a equipe Rossi & Zorzanello comemorou merecidamente o êxito da edição deste ano já projetando muitas novidades para 2017 e também com atenção especial para 2018, quando serão 30 anos do festival
O tempo firme, com dois dias de sol, colaborou diretamente para conceder este aspecto positivo. Na ultima década, certamente foi o festival deste ano, o de melhor condição climática, e isto foi ressaltado até mesmo na coletiva realizada duas horas antes do encerramento.
Foi este também o festival que reuniu de modo inédito um grande numero de executivos empresariais bem como as principais autoridades do turismo nacional, do ministro do turismo ao presidente da Embratur, com intensa participação no cenário de de envolvimento da iniciativa privada e poder publico em relação a rumos futuros para o turismo neste momento de projeções e olhar fixo de recuperação da economia nacional – onde a industria turistica também se insere.
“Gramado sem frio, sem chuva, sem cerração…e com muito sol e muitos negócios”, resumiu Eduardo Zorzanello ao ressaltar o indispensável crescimento com qualidade. Relacionou participações inéditas, como Hungria e Tunisia, mais as caravanas internacionais de buyers dos Estados Unidos, Portugal e Peru, além dos vizinhos Argentina e Uruguai, para a relação com especial participação no espaço Luxury.
Aliás, este foi o mais badalado entre as novidades, o segundo mais citado dentro do programa geral de espaços e deverá, além de repetido, ser ampliado para novembro do próximo ano, na 29a. edição.
Marcus Russi ampliou a introdução numérica do festival, ressaltando que este ainda não é o levantamento oficial, que dependerá de complementares por parte da pesquisa realizada por alunos da FACAT (Faculdade de Taquara, curso de Turismo) e que mostrou dados interessantes:
-o numero de compradores chegou a mais de 8 mil:
-o agendamento de reuniões (incluindo aquelas para o novo espaço de negócios) foi de 1.350
-63% dos profissionais participantes foram mulheres;
-houve 64% de tomadores de decisão entre os empresários presentes;
E se no ano passado o Festival projetou negócios em torno dos R$ 208 milhões, a melhor noticia do dia foi a indicação para este Festuris, com R$ 253 milhões na perspectiva de negócios gerados, 18% a mais.
No plano geral de pesquisas, dados e comparações, a somatória do evento somou mais este detalhe para festejar a edição 2016 que, resgatou e ampliou o charme do Festuris de Gramado