Todo brasileiro que estiver no Rio ou for visitar a cidade neste periodo olímpico tem o dever, a obrigação sim, de visitar a Casa Brasil. Oficialmente aberta nesta quinta (4), véspera da inauguração dos Jogos Rio 2016, terá visitação gratuita aberta ao publico com uma ampla programação diária.
Entre shows, eventos culturais, conferências, muito do nosso turismo, além de espaços para negócios, ela surge como uma apresentação ao mundo em um espaço interativo e com experiências sensoriais singulares. É uma homenagem à brasilidade.
A Casa Brasil, com 12,5 mil m2 de área – interna e externa – foi oficialmente aberta nesta quinta-feira. A cerimônia contou com a presença de autoridades do governo federal, além de representante do governo do Rio e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.
As autoridades presentes realizaram um tour pelas dependências da casa logo após o cerimonial e conheceram os espaços de bens imateriais, de modalidades esportivas e exposições de diversos segmentos. O grupo Balé Flor do Cerrado fez apresentação de dança nordestina no boas-vindas para mostrar a diversidade cultural nacional.
Espaços semelhantes da Casa foram construídos nas Olimpiadas de Pequim, em 2008, de Londres, em 2012, e na Copa do Mundo de futebol, na África do Sul, em 2010. No Rio, o local escolhido, no Boulevard Olímpico, é uma das áreas revitalizadas da cidade. A Casa Brasil tem 12,5 mil m² de área interna e externa. A do Rio, Jogos 2016, porém, é muito mais.
Vai exibir a cultura, o turismo, o esporte e o legado olímpico e também propiciar ambiente de inteiração e integração. O espaço tem, mostras permanentes e eventos com foco na sustentabilidade, na inclusão e nas políticas públicas de igualdade.
Representando o presidente Michel Temer, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que não poderia haver local melhor para a instalação da Casa. “É uma radiografia do Brasil, que nos mostra sob o ponto de vista da cultura, da vocação esportiva, da riqueza natural. A presença da Casa aqui no porto também vai dar um novo direcionamento ao Rio como potência econômica”.
O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, celebrou o fato de a Casa Brasil ter sido cuidadosamente pensada para agradar a todos os públicos, e assim atrair investidores e turistas. “Todos os brasileiros e estrangeiros poderão ver um Brasil diverso, colorido e alegre. A Casa concentra atrativos como uma espécie de trailer do que pode ser visto no país”, afirmou.
Para o presidente da Embratur, “a Casa Brasil está como sonhávamos e aqui o visitante tem uma visão geral do que o nosso País tem a oferecer em cultura, história, tecnologia, patrimônio e infraestrutura. Essa experiência deve motivar viajantes a se apaixonarem não só pelo Rio de Janeiro, mas por todo o Brasil. Essa Casa mostra o potencial turístico brasileiro, de forma a incentivar que os turistas insiram os nossos destinos em viagens futuras”, comentou Vinicius Lummertz.
De acordo com Lummertz, os eventos olímpicos reafirmam a condição brasileira de desenvolver o turismo e criar oportunidades para o País em nível internacional. “10 entre 10 instituições ligadas ao desenvolvimento econômico reconhecem o Brasil como o maior potencial de desenvolvimento de turismo do planeta. Com a chegada da Rio 2016, melhoramos as condições para turistas e o ambiente de negócios para o investidor nacional e internacional. Iniciamos uma revolução no turismo brasileiro e esse resultado começa a aparecer”, finalizou.
O presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, ressaltou o ganho de imagem do país no exterior. “É um espaço de promoção de grande magnitude que permite projetar nossa imagem na percepção do mundo.”.
A diversidade também foi apontada como um dos trunfos a serem mostrados na Casa, segundo o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que considera o espaço um símbolo importante do Brasil nas Olimpíadas: “É um equipamento importantíssimo e instalado numa região revitalizada”.
A Casa funcionará das 10hs até 20 horas durante os Jogos, e das14h às 20h entre a Olimpíada e Paralimpíada. Atrações culturais diárias das 19h às 22h.
Com expectativa de receber 10 mil visitantes por dia, a Casa terá seis eixos temáticos: diversidade artística e cultural, promoção de destinos turísticos, excelência esportiva e legado olímpico, oportunidades de negócios e investimentos, sustentabilidade e meio ambiente, além de algumas das principais políticas públicas de igualdade e inclusão social.
Participam da iniciativa, os Ministérios do Turismo, dos Esportes, Cultura, Relações Exteriores, Saúde e Educação, a Embratur, Apex-Brasil, Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobrás e BNDES.