Faz tempo que nao se ouvia falar de algo acontecendo nos projetos do turismo brasileiro via Prodetur, com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, principalmente na regiao Nordeste, a de maior numero em termos de solicitações. Embora em ritmo bem mais devagar, existem alguns que seguem ativos.
Representantes do Consórcio Nippon/Cobrape/Ruschmann e o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, assinaram a Ordem de Serviço para elaboração do roteiro náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos (BTS), no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Assinatura do contrato (Divulgação/Setur/fotoTatiana Azeviche)
O consórcio fará a roteirização de atrativos e proposição das intervenções necessárias, como a implantação de infraestrutura náutica (os piers, atracadouros, bases náuticas), fornecendo os subsídios para a fase de investimentos.
Aprovado pelo BID, o Consórcio Nippon/Cobrape/Ruschmann vai indicar espacialmente uma nova roteirização ou requalificação de roteiro já existente, para uma perfeita integração dos atrativos. A etapa seguinte prevê licitação para obras físicas, em um conjunto de ações estruturadas para o desenvolvimento do turismo náutico e cultural.
A mportância da nova etapa do projeto que já tem um bom tempo é posicionada pelo secretário atual: “A Setur conduz junto ao Prodetur com máximo empenho, visando não somente à execução de obras físicas, mas também à promoção do desenvolvimento social e econômico das comunidades que habitam os 18 municípios no entorno da baia”.