Nenhum dos grandes grupos europeus – como Lufthansa, Air France-KLM, IAG – apresentaram-se publicamente ou demonstraram interesse pela companhia italiana que está sob intervenção. Entre as especulações estava a Qatar Airways, mas isto foi antes dos ultimos posicionamentos no Oriente Médio
.Apenas a aquisição integral seria o ponto de referência do governo italiano no processo de transferência da companhia, e não é este o caso da Ryanair, a principal low cost do continente europeu e que indicou que poderia entrar no negócio para assegurar os voos regionais (domésticos) que possibilitariam a alimentação dos internacionais. Estaria disposta a incluir 20 aeronaves nesta condição.
De fora da União Européia, as companhias não podem controlar mais de 49%, como é o caso da Etihad atual acionista no capital da empresa mas que não demonstra nenhum sinal em avançar.
Assim, com o prazo encerrado ontem, a Comissão de Administração Extraordinária recebeu 32 manifestações de interesse de potenciais investidores. Um numero que superou as expectativas iniciais, segundo o presidente del Ente Nacional de Aviación Civil (ENAC) da Italia, Vito Riggio
No entanto, cumprir com os requisitos não será fácil. Assim, a busca de um comprador parece longe neste plano de resgate. A classificação das propostas entregues será feita até ser definida a carta de procedimento. Pois a idéia é ter até outubro uma proposta final definida.
O governo continua descartando totalmente a nacionalização da empresa. A prioridade é a venda e embora a Alitalia continue apresentando um prejuízo diário de dois milhões de euros, segue se valendo do empréstimo-ponte de 600 milhoes autorizados na garantia de suas operações, o que inclui novas rotas.
Será o caso de Roma-Nova Delhi, retomando o serviço entre a Índia e a Itália após nove anos. A cidade é o segundo novo destino intercontinental da Alitalia neste ano 2017, seguido de Malé, nas Maldivas (a partir de 31 de Outubro), além da extensão dos voos diretos para Los Angeles, nos EUA, na próxima temporada de inverno.
O novo serviço diário de Nova Delhi com o Airbus A330 funcionará durante toda a temporada de inverno, até 24 de Março de 2018. A Itália é o segundo país europeu, depois da Grã-Bretanha, em número de passageiros para a Índia.
No aeroporto de Roma Fiumicino, quem chegar da India poderá se beneficiar de ligações para 39 cidades da Itália, da Europa, do Norte da África e das Américas, incluindo capitais culturais (como Florença, Pisa, Veneza, Paris) e quatro destinos dos EUA, Nova York, Boston, Los Angeles e Miami, bem como Havana).
As partidas de Roma Fiumicino ocorrem todos os dias às 14h40, horário local, e chegam a Nova Deli às 2h40 da manhã, horário local, no dia seguinte. Esta programação é ideal para que os passageiros da Alitalia se conectem a muitas outras cidades da Índia, como Mumbai, Kolkata, Chennai, Jaipur e Bangalore, graças a acordos especiais entre a Alitalia e a Jet Airways
Os membros do programa de fidelidade MilleMiglia da Alitalia podem acumular e resgatar milhas no novo serviço.
A Alitalia voa para 94 destinos, incluindo 26 italianos e 68 internacionais, com 4.200 voos semanais e 144 rotas.