A situação agora está normalizada, mas depois de tudo o que houve ontem à noite, a manhã da sexta (15) continuou de sobressaltos em Nice. O aeroporto local, que tem tráfego maior neste período de veraneio, chegou a ser evacuado pela manhã, depois de uma ameaça de bomba.
A medida de segurança foi tomada, depois de ter sido encontrada uma mala abandonada no terminal 1 do aeroporto.
As autoridades francesas ainda não forneceram os detalhes completos mas já se sabe que o autor do terrível atentado de ontem é o franco-tunisiano Mohamed Lahouwy Bouhel, de 31 anos, que era conhecido da polícia pela prática de pequenos delitos.
O uso de um caminhão como artefato-bomba não surpreende, mas até Nice o modo letal era relativamente baixo, mais decorrente nos conflitores em território árabe. É uma nova preocupação que surge. Ainda mais depois dos numeros fatais, com mais de 80 mortos e outras 50 pessoas internadas em estado crítico, entre a vida e a morte, como disseram hoje as autoridades. O numero de vítimas poderá chegar a 150, sem contar os feridos e sequelas deixadas em quem la estava, os franceses e um considerável numero de turistas estrangeiros..
Nenhum grupo assumiu ainda a responsabilidade pelos acontecimentos. Os presidentes da França e dos Estados Unidos consideraram o ataque como mais um ato de terror.
OMT CONDENA
A Organização Mundial do Turismo manifestou-se profundamente pelo atroz atentado perpretado na cidade francesa. Em nome da comunidade turística internacional, a OMT transmitiu seus mais sentidos pêsames aos familiares das vítimas e ao povo francês pelo difícil momento.
No comunicado, expressa sua mais completa e absoluta solidariedade com o povo e o governo da França, como escreve na mensagem o secretário geral Taleb Rifai.
‘Nice é e seguirá sendo, um dos mais importantes destinos turísticos da França e do mundo. Diante destas forças de obscuridade, devemos mais que nunca estarmos unidos para o combate à ameaça global’ agrega o comunicado