Na manhã de ontem (28), a Associação Brasileira de Resorts (ABR) reuniu 20 representantes de resorts associados, em São Paulo (SP), para capacitação na ferramenta ReviewPro de medição de satisfação de consumidores. Este foi o primeiro encontro do grupo que, agora, forma oComitê de Qualidade da associação.
O ReviewPro passou a ser usado pela ABR neste ano e gera, para a entidade, um Índice Global de Satisfação (Global Review Index – GRI), com base nas avaliações de hóspedes em mais de 180 portais do mundo. No momento, o GRI médio dos resorts associados é de 87,4% de satisfação, com mais de 25 mil avaliações e mais de 49 mil menções, nos últimos seis meses. Nove serviços são pontuados nesta ferramenta, como lazer, localização, serviço, limpeza, entre outros.
Luigi Rotunno, presidente da ABR, destacou a importância da tecnologia para o contato e o rápido atendimento às solicitações do cliente. “Hoje, o consumidor tem muitos elementos de comparação. Com o ReviewPro, podemos sugerir aos nossos departamentos operacionais diversos pontos de melhorias levantados pelos hóspedes”, comentou. A partir de agosto, a ABR irá divulgar para o mercado relatórios com as pesquisas qualitativas do grupo.
Durante a reunião, os associados entenderam as funcionalidades do ReviewPro e compartilharam as próprias experiências de medição de reputação online dos estabelecimentos. O comitê estabeleceu ações para que a média de cada item seja de, no mínimo, 80% para os próximos encontros. Além disso, a ABR vai propor para a empresa que desenvolve a ferramenta, estabelecer índices comparativos com o mercado internacional como, por exemplo, resorts em Cancún, Aruba e Miami.
“A ideia do comitê é muito boa, pois vai de encontro com um momento de mercado em que o consumidor está mais exigente. Devemos informá-lo dessas estatísticas para que o levem a investir seu tempo e seu recurso em nossos resorts, que são associados à ABR, pois isso significa a segurança de ir para um destino de grande qualidade”, avaliou Sérgio Souza, diretor Comercial do Casa Grande Hotel.