De A a Z, uma seleção de atrações e destinos imperdíveis
Bruxelas é a capital da Bélgica, um país encantador que, aos olhos do viajante, pode parecer um país encantado. A culpa é dos típicos cenários europeus combinados com a arquitetura medieval muito bem preservada.
Uma viagem pela Bélgica significa ver castelos a todo momento. O país possui a maior concentração do mundo desse tipo de construção. Eles estão encravados no alto das montanhas, espelhados nas águas de lagos serenos, escondidos dentro de altos muros.
E nada como um castelo para fazer qualquer um embarcar nas viagens da imaginação. Some à paisagem as fortalezas que ziguezagueiam pelas encostas; as igrejas com torres pontiagudas; os campanários de onde ecoam sinos antigos; as grossas paredes de pedra e as ruas com calçamentos centenários, para completar uma coleção de imagens inesquecíveis. Juntas, elas compõem um dos mais belos cartões postais do Velho Continente.
Engana-se, porém, quem pensa que o território belga abriga apenas atrações históricas. Esse pequenino país, cerca de 20 vezes menor que a França e pouco maior do que o estado de Alagoas, continua ditando tendências e escrevendo a história.
Não por acaso, é sede da OTAN e da União Europeia. E se a Bélgica não tivesse nenhuma das suas fantásticas atrações, ainda assim, seria conhecida como o país que produz o melhor chocolate, o melhor waffle, a melhor batata frita e a melhor cerveja do mundo.
Se você sonha em conhecer a Bélgica, Bruxelas é o seu portão de entrada. Já se você conhece a cidade e quer ter uma vivência mais profunda do país, comece ou termine seu roteiro em Bruxelas para deixar suas experiências mais coloridas. Seja você um turista de 1ª ou de muitas viagens, vale a pena embarcar neste roteiro de A à Z por Bruxelas e seus arredores.
A
Atomium
Atração mais popular e visitada de Bruxelas, a escultura representando um átomo foi criada especialmente para a Feira Mundial de Bruxelas, a Expo 58. As 9 esferas de metal brilhante representam um único e microscópico cristal de ferro, ampliado 165 bilhões de vezes. Quem visita o local pode conhecer a história do Atomium através de uma exposição permanente, almoçar no restaurante panorâmico de especialidades belgas e terminar fazendo compras na loja da atração, repleta de presentes e souvenir criativos.
B
Bruxelas
Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, a capital da Bélgica é também a capital da Europa, já que a sede da União Europeia fica na cidade. Cosmopolita e hospitaleira, é um destino para viajantes de todas as idades e estilos. História, gastronomia, diversão e entretenimento, design, moda e divertidas curiosidades estão entre suas principais atrações. Bruxelas é a capital da Bélgica e da Europa + o principal portão de entrada belga + o destino mais popular entre os viajantes que sonham em conhecer o país.
C
Chocolate & Cerveja
Para os apaixonados por chocolates e cervejas, Bruxelas é o destino perfeito. Conhecimentos científicos, competência, técnica de alto nível e muito rigor, transformaram a melhor matéria prima no melhor produto.
Fazer o Tour do Chocolate é uma atração imperdível para os fãs da iguaria. Durante o passeio é possível conhecer e degustar produtos de marcas famosas = Darcis + Godiva + Laurent Gerbaud + Maison Dandoy + Neuhaus, entre outras.
Tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural, a cerveja é também motivo de orgulho dos belgas, tamanha a sua qualidade e o seu sabor. Quem quer brindar sua estadia em Bruxelas pode embarcar no Tour Cervejeiro. Ao final do passeio você poderá dizer que se tornou um especialista em cerveja belga. Outra opção é o Brussels Beer Project, onde você encontra uma cervejaria com sommeliers cervejeiros que falam português.
Na Grand-Place estão os museus da cerveja e do chocolate. Já a cidade de Leuven é patrimônio da UNESCO e capital da cerveja belga.
D
Distâncias
A partir de Bruxelas você chega de trem até as principais cidades da Bélgica. Confira as distâncias e planeje o seu roteiro.
Antuérpia = Cerca de 50 minutos.
Bruges = Cerca de 1 hora.
Charleroi = Cerca de 50 minutos.
Dinant = Cerca de 2 horas.
Gent = Cerca de 40 minutos.
Leuven = Cerca de 30 minutos.
Liége = Cerca de 1 hora.
Spa = Cerca de 3 horas.
E
Eventos
Do Comic Com Brussels, ao Festival de Natal, Bruxelas sedia mais de 18 mil eventos todos os anos. Viajar para se divertir, descansar e aproveitar para assistir a um concerto ou show, ou ainda participar de um evento de moda, cinema, design ou gastronomia é unir temas pessoais aos profissionais, agregando mais valor à sua viagem.
F
Flanders
É o nome dado à região Norte da Bélgica. Cidades icônicas como Antuérpia, Bruges, Gent, Leuven e a própria Bruxelas estão localizadas em Flanders.
G
Gastronomia
Experimentar a culinária típica é uma das grandes atrações de Bruxelas. Imperdível é degustar os chocolates, as cervejas, os vários tipos de waffles e, é claro, a batata frita. Rica em tradição e receitas originais, a gastronomia belga inclui pratos deliciosos que você também precisa conhecer. Para você acrescentar aquele tempero pessoal à sua viagem, inclua no seu roteiro alguns restaurantes que ostentam o selo Brusselicious. A lista apresenta as casas que homenageiam e preservam os valores e ingredientes da autêntica cozinha belga.
H
História em Quadrinhos
Para os belgas, são 9 os tipos de arte = Música + Dança + Pintura + Escultura + Teatro + Literatura + Cinema + Fotografia + Histórias em Quadrinhos. Imprescindível para os aficionados do gênero é conhecer o Museu de História em Quadrinhos. E durante a sua visita a Bruxelas fique atento. Há vários grafites espalhados pela cidade homenageando personagens como Tim-Tim e os Smurfs, que valem muitas fotos.
I
Imperdível
Em Bruxelas, imperdível é esperar a tarde chegar para caminhar até o Mont des Arts. Escolha uma “cadeira de praia” ou se sente na escadaria ou em um dos bancos de praça, respire fundo e observe o pôr do sol dourar toda a paisagem. Seu passeio vai ficar ainda mais gostoso se você saborear um waffle, comprado num dos quiosques mais próximos.
J
Jantar inesquecível
Comer bem é, além de um prazer, uma experiência que pode aguçar os 5 sentidos, fazendo da refeição um momento inesquecível. Para não errar, escolha um dos restaurantes com estrelas Michelin de Bruxelas. Em 1972, o Villa Lorraine foi o 1º restaurante fora da França a ser condecorado com 3 estrelas. Ainda hoje a casa é um patrimônio da capital da Europa. Atualmente existem mais de 100 restaurantes com estrelas Michelin localizados a menos de 100 km de Bruxelas, o que facilita as possibilidades de criar um jantar inesquecível. Confira a lista de restaurantes premiados de Bruxelas.
K
Kombi
Que tal conhecer a cidade numa Kombi, de bicicleta ou segway, ou até mesmo a bordo de um Citroen C5? Em Bruxelas é possível ainda fazer um jogging tour, um taxi-tour e, é claro, um tour de ônibus.
L
Lojas e compras
O comércio de Bruxelas inclui das grandes grifes mundiais às marcas locais. Um passeio por Bruxelas inclui entrar e sair das casas de chocolates e cervejarias, assim como visitar as famosas lojas de rendas belgas. Essencial é visitar o mercado das pulgas de Jeu de Balle Square e o de antiguidades de Grand Sablon.
M
Museu dos Instrumentos Musicais
O MIM – Museu dos Instrumentos Musicais é uma diversão para turistas de todas as idades. O prédio em estilo Art Noveau guarda a maior coleção de instrumentos musicais do mundo. Para completar, seu terraço tem uma cafeteria e um restaurante para os viajantes encerrarem sua visita em grande estilo, apreciando a vista panorâmica da cidade. O Museu dos Instrumentos Musicais representa muito bem a qualidade dos museus que o turista encontrará em Bruxelas.
N
Namur, mas poderia ser Batatas Fritas
Distante aproximadamente 1 hora de trem de Bruxelas, Namur é conhecida em toda a Europa por sua Citadelle, uma das maiores fortalezas do continente. Charmosa e muito bem preservada, a cidade de 100 mil habitantes tem ótimos restaurantes, uma linda catedral e um campanário. Namur, entretanto, é mundialmente conhecida por ser a cidade que criou as batatas fritas. Certamente ela merece ser conhecida.
O
Onde se hospedar
Bons hotéis é o que não falta em Bruxelas. Na hora de escolher onde se hospedar, pense na proximidade do seu hotel às atrações que você deseja visitar. O ideal é caminhar pela cidade para conhecê-la com mais profundidade. Os especialistas recomendam as propriedades localizadas próximas à ao Centro e ao Grand-Place. Lá estão as principais atrações, assim como os mais famosos restaurantes, lojas e estações de metrô e trem. Vale saber que os hotéis com bom custo-benefício estão localizados na região do Quarteirão Europeu.
P
Parques
Bruxelas faz de tudo para preservar seus cenários naturais. A proporção de ambientes verdes para cada habitante é de 28m². Esses ambientes naturais incluem de parques históricos a pequenos jardins públicos, passando por agradáveis bosques, avenidas arborizadas e até florestas e fazendas. Oportunidades para você se ver cercado de belas paisagens naturais não faltarão. Explorá-las, sem dúvida, é uma forma de diversão. Os parques da cidade oferecem infraestrutura com bancos, quiosques, banheiros públicos e parquinhos para as crianças. Confira a lista dos principais parques de Bruxelas.
Q
Quarteirão Europeu
É outra das imperdíveis regiões que todo turista deve conhecer. No chamado Quartier Européen = Quarteirão Europeu, estão as principais instituições da União Europeia, como por exemplo, o Parlamento Europeu. Os prédios estão cercados por belíssimos parques e palácios.
R
Reino
Oficialmente a Bélgica é um reino. O sistema de governo do país é a Monarquia Parlamentar Constitucional, ou seja, um Primeiro-Ministro assume o papel de chefe do governo belga.
S
Spa
No século 17, graças às suas águas termais, o balneário de Spa passou a ser conhecido e frequentado pela nobreza europeia. Ele foi o 1º centro voltado para o descanso e para o bem-estar. A partir daí, outros centros começaram a surgir na Alemanha, na França e por toda a Europa. Eles adotaram o nome spa, para reafirmar o conceito original criado em Spa. A cidade tem ainda um cassino, bons museus e sedia uma das etapas da Fórmula 1, no autódromo de Spa-Francochamps.
T
Tours Temáticos
Em Bruxelas, além de escolher o meio de transporte predileto para conhecer a cidade, você pode também escolher qual será o tema da sua visita = gastronomia + cerveja + arte + história + arquitetura + história em quadrinhos + etc.
U
UNESCO
Em 1998, o Grand-Place foi o primeiro sítio da capital belga a ser proclamado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A partir daí a lista aumentou de tamanho. Hoje, a cidade se orgulha de manter bem preservados grandes patrimônios = obras do arquiteto Victor Horta (Casa Tassel, Casa Solvay, Hotel van Eetevelde, Casa e Atelier de Victor Horta) + o Palácio Stoclet + a Floresta Soignes. Confira a lista dos Patrimônios da UNESCO localizados na Bélgica.
Vale a pena visitar também
Se você está preparando ou sonhando com sua viagem à Bruxelas, considere estender sua estadia para conhecer outras cidades de Flanders = região Norte do país + de Wallonia = região Sul da Bélgica.
Em Flanders vale a pena visitar Antuérpia e Bruges; em Wallonia, Charleroi e Waterloo são ótimas escolhas. Antuérpia é conhecida como a cidade dos diamantes. Vibrante e descolada, ela dita a moda para o resto do país. Bruges é chamada de Veneza do Norte. Imperdível é fazer um passeio de barco para observar seu skyline medieval.
Uma das mais famosas atrações de Charleroi é o seu campanário. Com 70 metros de altura e um carrilhão com 47 sinos, a construção foi tombada pela UNESCO com Patrimônio Mundial da Humanidade. Chegue na hora certa para ouvir os sinos tocarem populares canções belgas. Waterloo foi palco da derrota de Napoleão. O campo de batalha onde o imperador francês perdeu a guerra permanece quase exatamente como era. Uma infraestrutura turística de qualidade foi criada ao redor do importante sítio histórico, oferecendo atrações diversas e diferenciadas para quem visita o destino.
X
Xixi
É claro que uma visita a Bruxelas inclui um tour para conhecer curiosas atrações como as estátuas que fazem xixi. A Manneken Pis é a mais famosa dela e fica pertinho da Grand-Place. Descubra ainda a Het Zinneke, também chamada de Zinneke Pis, que representa um cachorro fazendo xixi ao lado de um poste. Por fim e mais difícil de encontrar, está Jeanneke Pis, a estátua de uma garota fazendo o mesmo que os seus compatriotas de bronze.
Z
Zero
Depois de ler esta matéria, zero é a sua chance de não querer embarcar agora para conhecer Bruxelas!
Genial, esse tour virtual!!!! 👍👏👏