Dicas de destinos, de atrações e atividades para você criar um roteiro sob medida
Ao pé dos vulcões, junto aos ventisqueiros, entre os grandes lagos, o fragrante, silencioso, o emaranhado bosque chileno… (…) Quem não conhece o bosque chileno não conhece este planeta. Daquelas terras, daquele barro, daquele silêncio, eu saí a andar, a cantar pelo mundo.
Pablo Neruda
Uma viagem pelo Chile, se bem preparada, é uma poesia. Que o diga Pablo Neruda. O trecho que você acaba de ler acima abre o livro de memórias do poeta e autor. O chileno, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, sabia porém, que a geografia do seu país fez surgir não apenas bosques, mas desertos, lagos, vulcões e geleiras. Tal riqueza fez com que Neruda concluísse que sua terra Natal havia sido inventada por um poeta. A combinação de diversidade geográfica com hospitalidade e ótima infraestrutura turística resultou num leque de atrativos tão grande que, de A a Z, é capaz de preencher os desejos dos seus visitantes .
A
Atacama
Uma das mais inóspitas regiões do globo terrestre, o Deserto de Atacama é considerado o mais árido do mundo. Localizado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, ele tem lagos de um azul abissal, oásis de vegetação exuberante e vulcões extintos ou em atividade a realçar a paisagem. O cenário fica completo com quilômetros de areia e pedras, encostas pontilhadas de cactos, crateras profundas, zonas arqueológicas, pequenos povoados e um céu extremamente brilhante durante a noite.
O visitante pode experimentar em um mesmo dia, temperaturas que vão dos 0ºC aos 40ºC e tempestades de areia que, no Atacama, recebem o nome de Vento Branco. Os roteiros pelo Deserto de Atacama oferecem o que há de mais emocionante em matéria de ecoturismo, mas também delicadas surpresas como cafés das manhã no meio do deserto vendo o sol nascer, almoços em planícies solitárias e jantares sob a luz da lua ou das estrelas.
A cidade de Calama e o povoado de San Pedro de Atacama são as referências do deserto chileno. As opções de hospedagem incluem de pousadas aconchegantes a resorts de luxo.
B
Bosques
A partir da Região dos Lagos até o extremo Sul do Chile = Patagônia + Terra do Fogo, os bosques chilenos marcam presença. Aliás, uma das grandes diferenças entre a Patagônia Chilena e a Argentina, é justamente a presença dos bosques. Quem vai preparar uma viagem pelo Chile e gosta de apreciar a fauna e a flora de um lugar vai adorar observar as várias espécies de pássaros e, se tiver sorte, lebres raposas e até lobos. À medida que a latitude diminui surgem os castores e, junto com as geleiras, os pingüins, leões marinhos e baleias. Dá para concluir que o litoral dessa região é riquíssimo em espécies. Esta é uma região perfeita para praticar a pesca desportiva.
C
Cordilheiras
Com 80 milhões de anos, a Cordilheira dos Andes é a caçula entre as grandes cadeias de montanhas do mundo e faz parte do chamado Cinturão de Fogo do Oceano Pacífico. Daí a quantidade de vulcões em atividades e abalos sísmicos que acontecem no seu entorno. Ela também faz uma viagem pelo Chile a partir do Alasca (EUA) onde é conhecida como Rock Mountains. Descendo pelo México ela se torna a Sierra Madre. Só a partir da Colômbia, até o Estreito de Magalhães, o nome Cordilheira dos Andes é usado. A palavra Andes vem do dialeto indígena quéchua e quer dizer cobre.
Outra cadeia de montanhas que atravessa o Chile é a Cordilheira do Sal. Formada na mesma época, ela está localizada mais ao Norte, na região do Deserto de Atacama.
D
Degustação
O turista que faz uma viagem pelo Chile não precisa se preocupar com a gastronomia. Comer e beber bem é uma consequência natural de quem visita o país. Há ótimos restaurantes e a culinária típica é rica e saborosa. Para experimentar os sabores chilenos comece com uma visita ao Mercado Central de Santiago. Circule por entre as bancas de frutas para ser apresentado às frutas nativas como a Chirimoya e a Lucuma, assim como os frutos do mar, pescados nas águas do Pacífico. No 2º andar estão os restaurantes, onde você pode almoçar ou fazer um lanche rápido apenas para experimentar uma autêntica empanada chilena.
E mesmo que você não seja um fã da bebida, pense em incluir no seu roteiro um tour pelas vinícolas. A maioria dos passeios tem a duração de meio dia, com direito a acompanhamento de guia + degustação dos mais conhecidos rótulos da casa, mas também oferece uma visão cultural da atividade. A maioria dos passeios oferece explicações informais sobre as técnicas de plantio + etiqueta e os fundamentos básicos para se tornar um conhecedor do assunto. A dica é agendar a visita com antecedência, através do seu agente de viagens.
E para dizer que você conheceu um pouco da culinária chilena, além da empanada experimente o congrio, um peixe que é sinônimo de Chile + faça um brinde à sua viagem com o Pisco Sour, preparado com pisco = aguardente de uva + suco de limão + açúcar + gelo. Saúde!
E
Esportes = Radicais + de Inverno
O trekking, o rafting, o esqui + snowboard, o mergulho em águas frias, a pesca esportiva, o off road e o montanhismo estão entre as modalidades esportivas mais procuradas pelos turistas que, numa viagem pelo Chile buscam emoção e aventura. É importante saber que mesmo fazendo sua reserva no Brasil, a realização de muitas dessas atividades está condicionada à meteorologia e às condições de segurança da época.
Uma viagem pelo Chile também é sinônimo de Esportes de Inverno. Eles podem ser praticados nas diversas estações de esqui existentes. Entre as mais procuradas estão Valle Nevado, Pucón e Portillo. Em algumas delas pode-se alugar roupas especiais + equipamento, incluindo os esquis e o snowboard.
F
Frutas + Frutos do Mar
Dos morangos e cerejas, às exóticas Chirimoya e Lucuma, no Chile, a temperatura propicia o cultivo de várias espécies de frutas. Videiras trazidas da França encontraram na região do Valle del Maipo o ambiente ideal. Outros frutos que dão água na boca são os do mar do Pacífico.
Os mexilhões, o almeja = um tipo de vôngole 4 vezes maior do que os encontrados no Oceano Atlântico, o mancha = um tipo de marisco pescado no litoral Sul do país, o piure = marisco redondo e de carne muito macia fazem parte da cultura culinária do país. As receitas chilenas também incluem as vieiras, e crustáceos como a jaiva e a centolla = gigantesca, uma espécie de aranha do mar, parecida com o king-crab, são deliciosos. Mas se você está a procura de uma iguaria, nada se compara ao sabor do pirococo, um crustáceo que, segundo os chilenos, se assemelha a um alien.
G
Geografia
De um lado está o Oceano Pacífico; do outro a Cordilheira dos Andes. O Deserto do Atacama fica ao Norte, junto com a Cordilheira do Sal. Os lagos começam a dominar a paisagem à medida que nos dirigimos para o Sul do país. A partir daí ocorrem uma sucessão de fiordes, vulcões, lagos e lagunas até chegarmos aos glaciares e à paisagem antártica. Não é preciso dizer mais nada.
H
Hotelaria
O padrão de hotelaria no Chile está acima da média dos países latino-americanos. Bandeiras internacionais, hotéis de luxo, estilo boutique com design sofisticado, resorts, spas e ainda, pousadas exclusivas, hotéis fazenda e termais.
I
Icebergs
Para ver um iceberg, basta pegar um avião e fazer uma viagem pelo Sul do Chile. O San Rafael é o glaciar que está mais próximo da linha do equador e faz parte de um conjunto chamado Campo de Gelo Norte. Esta é a maior massa de gelo continental do planeta, depois da Antártica e da Groelândia.
Os glaciares são formados pela neve acumulada durante milhares de anos e que é comprimida pelo seu próprio peso. Os glaciares, verdadeiros fabricantes de icebergs, são os grandes responsáveis pelo equilíbrio térmico da Terra. Na Patagônia podemos observar icebergs de formatos e coloração diferentes. Quanto mais puro e cristalino é um bloco de gelo, mais antigo ele é.
J
Jato
É muito fácil voar para o Chile. A maioria das companhias aéreas brasileiras voa para o país. Já os voos especiais, os chamados fretamentos, suprem o movimento da alta temporada.
K
KM
O desenho do Chile no mapa-múndi mostra um território delgado, alongado e fino. Ele tem cerca de 4.000 km de extensão (ou 8.000 km, se for considerado a área da Antártica). Percorrê-lo de Norte a Sul significa cobrir uma distância maior do que o trecho Paris/Dakar. Já para atravessá-lo, de Leste a Oeste bastam poucas horas. É por isso que, no Chile, é fácil esquiar pela manhã e pegar o carro, descer as montanhas e viajar tranquilamente para chegar até o restaurante dos seus sonhos e saborear boa gastronomia acompanhada de excelentes vinhos, bem de frente para o mar.
L
Lhamas
E ainda alpacas, guanacos, vicunhas, ao Norte + pingüins, leões e elefantes marinhos ao Sul, ajudam a compor o colorido quadro da fauna do Chile. Ela é tão diversificada quanto a sua geografia. E uma curiosidade = não existem animais peçonhentos originários do país.
M
Museus
Existem museus imperdíveis no Chile. Em Santiago, inclua no seu roteiro pelo menos um deles. Uma ótima sugestão é o Museu de Arte Pré-Colombiana, que tem um dos acervos mais completos do mundo no gênero. Ainda na capital, boas opções são os museus de Arte Contemporânea + Histórico Nacional + Casa Colorada + o de Belas Artes.
Cerâmicas incas, andinas e impressionantes múmias fazem parte do acervo do museu Arqueológico Padre Le Paige, em San Pedro de Atacama.
N
Navegação
No verão, grandes transatlânticos navegam pela costa chilena. De catamarã, o viajante pode conhecer trechos da Patagônia, explorar fiordes e chegar próximo aos glaciares. Já para quem quer algo mais arrojado, a pedida é descer ao extremo sul, até a Antártica.
O
Ovahe
É o nome de uma das mais belas praias do mundo. Ela está localizada na Ilha de Páscoa. Pequena e intimista cravada no meio das rochas vulcânicas, com areia cor de rosa e mar azul-turquesa, é de fazer qualquer um se emocionar com o cenário.
Outra praia deslumbrante que também está entre as mais lindas do mundo também fica em Rapa Nui. Ela se chama Anakena e tem uma plataforma com gigantescos Moai, emoldurando-a ao fundo.
Por fim, para quem não sabe, Rapa Nui é o nome original da Ilha de Páscoa.
P
Pablo Neruda
O poeta chileno tem uma história tão bela quanto seus poemas. Célebre morador de Valparaíso, assim definiu a cidade:
Valparaíso está muito próxima de Santiago. São separadas somente pelas montanhas hirsutas em cujos cimos se erguem, como obeliscos, grandes cactos hostis e floridos.
Criada em 1986 pela sua 3ª mulher, Matilde Urrutia, a Fundação Pablo Neruda transformou em museu as 3 casas do poeta. São elas La Chascona, localizada em Santiago do Chile, a de Isla Negra, que fica no balneário de mesmo nome e a La Sebastiana, esta última erguida no alto de uma ladeira de Valparaíso.
Q
Questões Básicas
A unidade monetária do Chile é o Peso Chileno = CLP. Como referência, R$ 1 equivale a CLP$160,24 (maio 2023). O câmbio pode ser feito em bancos ou em casas especializadas. A voltagem usada no Chile é 220 volts.
R
Região dos Lagos Andinos
Pucón é uma ótima opção de destino para iniciar uma viagem pelo Chile, a partir da Região dos Lagos Andinos. Pequena e pacata, seu nome significa Entrada da Cordilheira. Você pode aproveitar Pucón, de muitas maneiras. No inverno ela se transforma numa badalada estação de esqui, mas com a chegada da primavera os esquiadores cedem lugar para os adeptos dos esportes radicais.
A melhor maneira de chegar até Pucón é voar de Santiago a Temuco e de lá, alugar um carro e rodar aproximadamente uma hora e meia.
S
Santiago do Chile
A capital chilena é uma das mais belas metrópoles da América do Sul. Largas avenidas, prédios modernos, comércio rico, sofisticados restaurantes e cafés charmosos enchem a cidade de urbanidade. Santiago do Chile ganha ainda mais beleza graças aos parques, praças, museus e bairros que esbanjam cultura. As pequenas vielas, a arquitetura colonial e os espaços mergulhados na tradição acrescentam cores contrastantes que ajudam a retratar a história de um povo, na capital que o representa.
Portão de entrada do estrangeiro que inicia uma viagem pelo Chile, quem visita Santiago precisa conhecer o seu Centro Histórico para ver monumentos e atrações como a Plaza de Armas, a Catedral Metropolitana e o Palácio de la Moneda. A Igreja de São Francisco também merece entrar no roteiro dos estrangeiros. Marco nacional, ela foi construída em 1543 pelo conquistador e fundador da cidade, o espanhol Pedro de Valdívia. Andar pelos calçadões, experimentar os sabores locais e ver Santiago do alto, subindo até o Cerro Santa Lucia são vivências simples que ajudam a vislumbrar a alma da capital chilena.
T
Travessia dos Lagos
A rota completa consiste em sair de Puerto Montt ou Puerto Varas, no Chile e aportar em Bariloche, na Argentina. No programa mais longo, de 2 dias, o viajante dorme em Peulla e retorna à navegação no dia seguinte até chegar a Bariloche.
O verão no sul do hemisfério prolonga as horas de claridade até às 21h30. Dessa maneira, o viajante desembarca em Bariloche ainda com o céu claro e não perde nenhuma imagem da espetacular viagem.
U
Umbigo do Mundo
Esta é a tradução da expressão Te Pito o Te Henua, nome dado a uma pedra de origem vulcânica, naturalmente redonda, que todo turista que coloca os pés na ilha busca quer ver de perto. A pedra é o Umbigo do Mundo porque a Ilha de Páscoa, território chileno, está localizada no meio do oceano Pacífico e é o ponto mais isolado do planeta, daí a analogia.
Muitos viajantes chegam em busca do mana, energia primordial que, dizem, brota na Ilha de Páscoa. Para esses viajantes, um dos 7 chacras do planeta está localizado em Rapa Nui. E no momento em que o visitante alcança o Maunga Terevaka, ponto mais alto da ilha, ele entende o porque de uma outra expressão Te Pito o Te Kainga, que significa O Centro da Mãe Terra.
De Santiago do Chile até a Ilha de Páscoa são 6 horas de voo e apenas o mar como paisagem. Na ilha estão os Moai, gigantescas figuras esculpidas na pedra bruta que pontilham toda a ilha. Esses sítios arqueológicos foram tombados pela UNESCO. A população local se concentra na cidade de Hanga Roa.
V
Valle Nevado
De padrão internacional, a estação de esqui fica nas cordilheiras, a apenas 60 km de Santiago do Chile. Com um magnífico conjunto hoteleiro esbanja infra-estrutura e tecnologia para os esquiadores. Valle Nevado possui pistas com nomes bem sugestivos como Twist, Samba, El Cuando, Tango, Milonga e La Diablada. É esqui com jogo de cintura, na certa.
W
Wedding Destination
Paisagens incríveis, hotéis exclusivos, um serviço turístico de qualidade internacional fazem do Chile um país sob medida para quem busca uma lua-de-mel inesquecível. Entre os destinos mais procurados estão obviamente os mais exóticos, como a Patagônia Chilena + o Deserto de Atacama + a Ilha de Páscoa.
X
Xamã
Rituais sagrados celebrados por feiticeiros fazem parte da história Andina. Em San Pedro de Atacama pode-se visitar um museu com preciosas relíquias encontradas pelos arqueólogos, que vão dos apetrechos usados em tais cerimônias, até corpos completamente mumificados devido às condições extremas do chamado Deserto Mais Seco do Mundo.
Z
Zigue-Zague
Movimento muito usado pelos esquiadores em suas descidas pelas pistas de esqui. Mais conhecido como slalom, consiste em soltar a cintura, flexionar as pernas e curtir uma descida dançante montanha abaixo. Vale a pena experimentar.
Lindo tive o prazer de conhecer nossa que magnissimo…quero voltar denovo ,não consegui ver tudo !!
Eu amo o Chile!
Para mim nada se compara as paisagens extremas do Chile. Numa ponta o deserto mais seco do mundo. Na outra ponta a paisagem abundante da Patagônia Chilena.