O lado rústico-chique da costa oeste mexicana faz contraponto com a moderna hotelaria e oferece aos turistas uma natureza exuberante
Como o México, cheio de histórias, tradições e coloridos exclusivos, assim é Los Cabos e Riviera Nayarit. O país, de proporções continentais, tem praias fantásticas por todo o seu extenso litoral. Na costa leste estão ícones = Cancun + Playa del Carmen + Riviera Maya. Na costa oeste estão destinos bem exclusivos = Acapulco + Puerto Vallarta + Los Cabos + Riviera Nayarit. Esses 2 últimos, em particular, passaram a permear os sonhos dos viajantes brasileiros.
Riviera Nayarit revela o lado rústico mexicano
Quem busca o cenário idílico de praias desertas irá encontrá-lo em Riviera Nayarit. São 305 km de litoral preservado e muita tranquilidade ao redor. Nayarit é o destino ideal para quem quer entrar em contato com uma cultura autêntica e colorida, graças a diversidade de atividades ao ar livre nas praias locais.
De um lado está uma floresta montanhosa, do outro um mar azul, limpo e cristalino. O lado mais rústico do cotidiano mexicano faz contraponto com a moderna hotelaria.
Atividades
Visitar Jala, um Pueblo Mágico mexicano + surfar as ondas de Sayulita + explorar de lancha a reserva natural La Tovara + visitar o Pueblo Mágico Jala + jogar golfe + conhecer as Ilhas Marietas são algumas das atrações.
Um tesouro chamado Ilhas Marietas
As praias se sucedem, assim como a hotelaria, que pode incluir de luxuosos resorts aos hotéis voltados para surfistas e esportistas. Aos encantos desta região se somam as ilhas Marietas, praias que estão escondidas como um tesouro em um pequeno arquipélago vulcânico protegido pela Unesco.
O acesso às Marietas é limitado, para preservar seu delicado ecossistema. O viajante que quer apenas descansar pode fazê-lo nas areias de La Nopalera. A praia também recebe os amantes dos esportes ao ar livre e é possível praticar surfe, caiaque, remo e fazer mergulho com snorkel.
Quem visita a praia no período do inverno pode ter a sorte de avistar uma baleia Jubarte. Durante todo o ano espécies de peixes e pássaros enchem de cor e vida a já bela paisagem.
Los Cabos é a pérola da Baja California
O destino é atualmente o grande objeto de desejo dos viajantes descolados. Todos querem se render ao encanto da paisagem agreste e ao ultra conforto dos resorts sofisticadíssimos.
Los Cabos está cercado pelo deserto montanhoso, de um lado e pela beleza arrebatadora do Mar de Cortez e do Oceano Pacífico do outro. Entre 2 belezas, tão antagônicas há uma faixa de puro luxo e sofisticação que segue, em constante ampliação. São os hotéis e resorts que continuam sendo construídos na região, atraindo um tipo de viajante que sabe o quanto vale a beleza relaxante de Baja California.
A oferta hoteleira de Los Cabos é grande e diversificada, pronta para atender perfis de turistas, dos mais espartanos aos mais exigentes; de quem gosta de madrugar para mergulhar na energia da natureza local, ou de quem chega ao seu quarto nos primeiros raios de sol, depois de viver a noite intensamente. Todos esses turistas vivenciarão cada um a sua maneira, uma experiência de prazer e tranquilidade, do início ao fim da viagem.
Atividades
Conhecer a riqueza cultural da região de Todos Santos + mergulhar no Mar de Cortês + fazer um tour de barco para fotografar os Arcos de Cabo de San Lucas + cavalgar na praia + visitar a pequena e mágica Loreto, um dos Pueblos Mágicos do México são algumas das atrações.
Tour de barco mostra a magnitude da paisagem marinha
O tour de barco para ver os famosos arcos é um passeio essencial para quem visita pela 1ª vez a região. Os Arcos são uma formação rochosa que o trabalho do vento e das ondas do Oceano Pacífico e do Mar de Cortês criaram. O resultado é uma escultura natural, de linhas harmônicas e bem equilibradas. De tão linda, se tornou Patrimônio da Humanidade da Unesco. Ao lado dos arcos está um bloco colossal de granito que despenca. num ângulo de 90 graus sobre o Mar de Cortês.
Antigamente os piratas usavam os arcos e o conjunto de rochas que o cercam para se esconder. Ficavam à espera dos galeões espanhóis que seriam saqueados, se o ataque fosse bem-sucedido. Hoje, no alto deste precipício de granito estão incrustadas casas milionárias de arquitetura audaciosa, projetando-se lá do alto sobre o mar.
O passeio dura cerca de 3 horas e vale para uma visão mais completa da região. É possível ao turista chegar mais cedo e caminhar pela simpática cidadezinha de Cabo de San Lucas, que tem restaurantes, lojinhas de artesanato e comércio típico. Durante a navegação ele vê a cidade, os outros barcos coloridos navegando em volta, um e outro iate portentoso e, se tiver sorte, pode avistar baleias brincando em alto mar.