
Cooperativa recebeu certificação por redução nas emissões de gases de efeito estufa
A Vinícola Aurora acaba de receber o Certificado de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa; que atesta boas práticas ambientais no uso de energia. Em Bento Gonçalves, a cooperativa foi reconhecida por utilizar, nos últimos 12 meses, apenas energia elétrica proveniente de fontes sustentáveis.
Emitido pela Consultoria em Energia Ludfor, o certificado tem como base dados obtidos a partir de metodologias reconhecidas internacionalmente; como o GHG Protocol Corporate Standard e o Intergovernmental Panel on Climate Change =IPCC.
Com base nesses cálculos, estima-se que a vinícola tenha deixado de emitir mais de 144,2 mil toneladas de gás carbônico ao longo de um ano; graças ao uso de fontes eólicas + solares + hidrelétricas, e a usinas de biomassa. O número corresponde à preservação de quase 4.000 árvores, ou a cerca de 61 toneladas de papel a menos em aterros sanitários.
A nossa matéria-prima vem da natureza. Temos um compromisso social e ambiental, e estamos trabalhando para preservar os recursos naturais e, consequentemente, reduzindo custos de produção.
Hermínio Ficagna – Diretor Superintendente da Aurora

3 unidades em Bento Gonçalves + 1.100 famílias associadas
Com mais de 1.100 famílias associadas em 11 municípios, a Aurora é uma das maiores vinícolas brasileiras, e soma 89 anos de existência. Ao todo, em suas unidades – 3 em Bento Gonçalves e uma em Pinto Bandeira-, a cooperativa emprega 500 funcionários.
Além disso, nos últimos 10 anos, a Aurora viu o seu faturamento triplicar, e chegar a R$ 558 milhões em 2019.
Estes resultados mostram que é possível conciliar crescimento comercial e expansão produtiva com a preservação aos recursos naturais; com o uso de uma matriz energética limpa e sustentável.
Hermínio Ficagna – Diretor Superintendente da Aurora