Iniciativas de transformação cultural incluem programa de estágio + cartilha + comitê
Preconceito e intolerância não têm mais lugar no ambiente profissional. Pensando nisso, a CVC Corp anunciou recentemente a criação de um comitê de diversidade e uma série de iniciativas que permeiam o tema. A principal diretriz da companhia foi o lançamento do REprograma, estratégia de sustentabilidade e diversidade, responsável pela disseminação de uma cultura de pluralidade cultural; e por seus desdobramentos.
Nesse mesmo sentido, uma das medidas recentemente apresentada pela CVC Corp foi um novo modelo de Programa de Estágio, com 80% das vagas direcionadas à diversidade.
Neste ano, nosso Programa de Estágio tem a diversidade como foco, envolvendo grupos de gênero, étnico-racial, pessoas com deficiência e comunidade LGBT+. E não vai ficar somente nos nossos estagiários. Também fechamos parceria com três agências focadas em empregabilidade LGBT+ – TransEmpregos, Projeto Transpor e Anda Direito – para trazer diversidade a todo o nosso quadro de colaboradores.
Paula Domingues – Diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp
Comitê + Cartilha + Palestras
Uma das primeiras iniciativas do REprograma, o recém-criado Comitê da Diversidade é formado por 30 colaboradores de diferentes áreas da empresa e de grupos de afinidade diversos – tais como gênero, étnico-racial e comunidade LGBT+. Segundo a CVC Corp, os principais focos do grupo são levar diversidade para dentro da corporação, e promover melhores experiências para todos esses públicos.
Já para levar o tema a todos os seus colaboradores, a empresa criou a Cartilha de Diversidade. O documento busca promover a cultura de respeito à diversidade, e é acompanhado por várias trilhas de aprendizagem disponibilizadas por meio da universidade corporativa da empresa.
Ainda para compartilhar conhecimento, a CVC Corp declarou que tem promovido palestras com temas diversos, como Vieses inconscientes e Cultura inclusiva e negócios relacionados ao universo LGBT, com o objetivo de esclarecer dúvidas e dar dicas de boas práticas no dia a dia.
Produtos e serviços CVC Corp
Por meio de suas marcas B2C, voltadas ao público final, e B2B, que trabalham via agentes de viagens, a CVC Corp comercializa diferentes produtos exclusivamente pensados para o público LGBT. Um deles é o Festival HH, que este ano será realizado a bordo do navio Costa Fascinosa.
Confira o hotsite para o público LGBT+ da Visual Turismo
Também pertencente ao grupo, a Submarino Viagens destaca destinos conhecidos como LGBT friendly; como Nova Iorque + Los Angeles + São Francisco; além de Amsterdã + Curaçao + Paris + Barcelona + Tel Aviv + Tóquio + Osaka + Buenos Aires.
Já entre os destinos nacionais, a CVC destaca locais populares que ofereçam diversão + entretenimento + alta gastronomia; além de grandes centros de compras e importantes polos culturais. São eles = São Paulo + Rio de Janeiro + Belo Horizonte + Salvador + Florianópolis + Brasília.
Estamos trabalhando cada vez mais com produtos que atendam às expectativas do público LGBT+ e que proporcionem experiências inesquecíveis! Neste momento, focamos em temáticas como praias, lua de mel, destinos cosmopolitas, cruzeiros e locais em que são realizados os maiores eventos do mundo, como as paradas do orgulho LGBT+, Carnaval, entre outros.
Sylvio Ferraz – Diretor Executivo de Sourcing da CVC Corp
Turismo LGBT+ em alta
Dados do Sebrae indicam que, em 2018, o turismo LGBT+ teve crescimento de 11% – contra 3,5% do turismo de modo geral. Além disso, na pesquisa de viagens LGBT realizada pela IGLTA – International Gay & Lesbian Travel Association – entre abril e maio de 2020, 41% dos entrevistados responderam que vão manter os planos de viagens assim que a pandemia for controlada e 55% pretendem realizar uma viagem de lazer doméstica.