Nova estratégia de sustentabilidade da empresa estabelece compromissos até 2030
A CVC Corp anunciou, em live nesta segunda-feira, sua adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, com compromissos em sustentabilidade até 2030. A ação, marcada pelo lançamento de novas diretrizes pelo REprograma, tem como objetivo englobar todo o ecossistema de viagens; da origem ao destino.
As novas diretrizes, alinhadas às tendências globais em turismo sustentável e compromissos de gestão, foram anunciadas na mesma semana em que a CVC Corp completa 49 anos; e são compostas pelo REprograma e pela nova Política de Sustentabilidade da empresa.
Além disso, entre as medidas anunciadas pela companhia está a criação do Instituto CVC, focado, na educação, conservação e regeneração da biodiversidade brasileira.
Sustentabilidade é uma das nossas prioridades estratégicas e, como protagonista do setor, a CVC Corp se posiciona em relação ao ESG, para fazer gestão do tema em seus negócios e trazer reflexões à toda cadeia produtiva nesta jornada. Nosso objetivo é contribuir para as gerações futuras e posicionar o turismo como uma atividade que estimula empregos, bem-estar social e desenvolvimento econômico sustentável.
Leonel Andrade – Presidente da CVC Corp
Projeto Viagem Sustentável
De acordo com a CVC Corp, a partir de 2022 diferentes partes interessadas serão engajadas por meio do Projeto Viagem Sustentável, que promoverá uma série de mudanças nos processos internos da companhia – algo que se refletirá diretamente nos roteiros de turismo. As mudanças também englobam os executivos da CVC Corp, que, a partir de 2022, terão pela 1ª vez a remuneração atrelada a metas em ESG.
Hoje tornamos públicos os nossos compromissos até 2030 em sustentabilidade, que ao longo deste percurso terá ações de ponta a ponta, ou seja, da origem ao destino.
Como um dos principais players do turismo no Brasil e, considerando nosso papel de intermediário e importante incentivador do ecossistema de turismo, nossa ambição é que o REprograma CVC Corp não seja apenas um movimento dentro da companhia, na forma como revisaremos nossos processos norteados pela sustentabilidade, mas que também possa inspirar e mobilizar todos os agentes da cadeia produtiva – nos segmentos de transporte, hotelaria, turismo receptivo e distribuição.
Leonel Andrade – Presidente da CVC Corp
Cultura organizacional para a sustentabilidade
Paula Domingues, Diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp, destaca o lançamento da Trilha de Aprendizagem em ESG, oferecida a mais de 2 mil colaboradores da empresa pela universidade corporativa cvccorp.edu. A executiva também enaltece a criação do Comitê de Diversidade, formado por funcionários da companhia e Grupos de Trabalhos em Sustentabilidade, com cerca de 60 representantes de diferentes áreas.
Nossa intenção é encorajar boas práticas, envolvendo desde os nossos colaboradores até nossos fornecedores, lojas franqueadas e clientes. Com o REprograma CVC Corp, queremos promover uma nova forma de pensar em turismo, mais consciente e respeitoso às pessoas e ao meio ambiente, em um percurso longo e gradativo.
Paula Domingues – Diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp
Conheça o REprograma
O REprograma, nova estratégia em sustentabilidade da CVC Corp, é dividido em 4 diretrizes = Reduzir pegada + Regenerar destinos e comunidades + Respeitar diversidades + Reeducar públicos. Esses diferentes campos englobam 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em linha com a Agenda 2030 do Pacto Global das Nações Unidas.
Reduzir pegada
Segundo a companhia, reduzir pegada tem como objetivo de futuro a redução da poluição, da pegada de carbono e a melhor utilização dos recursos naturais, por meio da conscientização de stakeholders e das melhores práticas de viagem, ao longo da cadeia de valor. Uma das ações criadas para promover essa melhor gestão ambiental é o Padrão CVC de Sustentabilidade, que definirá boas práticas a serem implantadas na operação interna da companhia e, no futuro, compartilhadas com suas Franquias e parceiros de negócios, como Receptivos e Operadores de Turismo, com o objetivo de reduzir impactos adversos e ampliar impactos positivos.
Regenerar destinos e comunidades
De acordo com a CVC Corp, regenerar destinos e comunidades tem como foco o respeito, a valorização, a conservação e a regeneração da biodiversidade. Também visa a geração de valor econômico por meio da valorização da vocação local dos destinos e de relações prósperas, justas e decentes com as comunidades anfitriãs. Isso se dará, segundo a companhia, por meio da criação do Instituto CVC, que atuará em prol da biodiversidade dos biomas brasileiros, e do estímulo ao turismo de impacto positivo, que, na visão de futuro da companhia, irá promover uma experiência de viagem respeitosa, em harmonia com o meio ambiente e que valoriza a cultura e o patrimônio local; ressignificando a relação entre o cliente e o destino.
Respeitar diversidades
Mais uma das diretrizes do REprograma é respeitar diversidades – e, de acordo com a CVC Corp, visa promover a não-discriminação e a valorização de um ambiente mais plural e diverso, com foco especial para a ampliação da diversidade na companhia. Inclusão e acessibilidade também contemplam essa diretriz, que ainda traz oportunidades para ampliar a valorização da riqueza da multiculturalidade e dos patrimônios nos locais e comunidades com as quais a companhia mantém relacionamento.
Reeducar públicos
Por fim, para a CVC Corp, reeducar públicos é a maneira de atuar para sensibilizar, conscientizar e engajar parceiros, clientes, comunidades e colaboradores na jornada por um turismo mais sustentável; disseminando os compromissos com o Desenvolvimento Sustentável de forma transparente. Nesse sentido, a companhia já apresentou, aos colaboradores, a Trilha de Aprendizagem em Sustentabilidade e outra específica de Diversidade. Já com foco nos clientes a companhia acaba de apresentar o Guia do Viajante Consciente.