Projeto é um novo capítulo na promoção da diversidade linguística francesa
A Cité Internationale de la Langue Française abre suas portas hoje, 1º de novembro, em Paris. A exposição oferece uma abordagem envolvente para explorar a riqueza da língua francesa e será gratuita até 12 de novembro.
Localizada no castelo renascentista de Villers-Cotterêts, construído em 1532 por François I e agora completamente restaurado, a Cité Internationale de la Langue Française tem como objetivo compartilhar o idioma francês, um idioma vivo e em constante reinvenção por todos aqueles que o praticam ao redor do mundo, com um amplo público. Com uma área de visitação de 1.200 m², o local oferece um programa cultural diversificado em salas de exposições temporárias, um auditório, pátios e jardins.
Situada no bosque de Retz, ao norte de Paris, que é o local de nascimento de renomados escritores da literatura francesa, como Alexandre Dumas e Jean de la Fontaine, a Cité se dedica inteiramente à diversidade da língua francesa.
O projeto da Cité internationale foi concebido por uma equipe de representantes de estruturas nacionais e internacionais ligadas à língua francesa e ao mundo francófono. A primeira exposição permanente totalmente dedicada à língua francesa foi desenvolvida sob a curadoria científica de Xavier North, Delegado Geral para a Língua Francesa e as Línguas da França no Ministério da Cultura da França.
Todo o conteúdo da visita estará disponível em francês, inglês e alemão. Além disso, um aplicativo gratuito permitirá que visitantes estrangeiros traduzam o conteúdo da visita para seu idioma em seus telefones celulares, incluindo italiano, espanhol, chinês, árabe e holandês.

Um dos destaques da Cité é o pátio do Jeu de Paume, o espaço central de convivência, que foi transformado em um átrio com uma altura de dez metros, apresentando um imenso telhado de vidro. No espaço, uma variedade incrível de palavras, expressões regionais e formas literárias da língua francesa se destacam. O local está aberto para visitação durante o dia e também em noites de espetáculos.
Cité Internationale de la Langue Française – Serviço
Entrada gratuita até 12 de novembro. Tarifas após 12 de novembro:
Individual: 9 euros
Grupo: 7,50 euros
Para saber mais detalhes da exposição, acesse o site.