Entidades divulgaram medidas adotadas para reduzir impacto do Covid-19 no setor
Em meio ao impacto da pandemia de Coronavírus no setor do turismo, Abav-SP e Aviesp estão trabalhando para garantir direitos dos agentes de viagens. As entidades reforçaram canais de atendimento, e divulgaram resultados que estão sendo alcançados em benefício dos associados.
Neste período de tensão, precisamos colaborar e ordenar cada passo para ir na direção certa. Todas as medidas tomadas até o presente momento visam a segurança de nossos agentes de viagens. Estamos nos adequando neste cenário e a união do setor será de essencial importância para ir em busca de soluções efetivas.
Marcos Lucas – Presidente da Aviesp
Entre as iniciativas que já renderam frutos está a campanha Adia!. Lançada pela Abav Nacional + empresas + associações, ela procura incentivar os passageiros a não cancelar viagens, mas sim remarcar. Logo após o início da ação, a MP 925/20 estabeleceu regras especiais para o reagendamento de voos. Os bilhetes poderão ser remarcados sem multa para uma nova data, que seja em até 12 meses.
Abav-SP e Aviesp também atuaram junto às companhias de cruzeiros marítimos, de modo a facilitar a remarcação de viagens. Como resultado, foram concedidas cartas de crédito aos clientes para uso na próxima temporada.
Esse tipo de voucher também será usado em outros casos, o que minimiza o impacto da pandemia nos setores de feiras + eventos + operadoras + agências de viagens. Os detalhes foram discutidos no último dia 18, quando as associações participaram de uma reunião com o Procon-SP. Na ocasião, foi debatida a implementação de cartas de crédito em todo o mercado, por meio de uma normativa.
Alívio financeiro para superar o surto de coronavírus
Abav Nacional, Abav-SP e Aviesp também solicitaram, junto a outras entidades ligadas ao trade, a redução de tributos e o adiamento de depósitos ao FGTS. Os pedidos foram atendidos pelo governo federal, que estabeleceu que pequenas empresas poderão adiar pagamentos do Simples e do FGTS dos próximos 90 dias para o fim do ano.
Empresas do setor de turismo também poderão aproveitar linhas de crédito especiais para reduzir o impacto do Coronavírus nos negócios. Os recursos estarão disponíveis a Pequenas e Médias Empresas + cooperativas + associações. Eles poderão ser utilizados para capacitação de pessoal ou, ainda, para modernização de locais e linhas para capital de giro.
Também pode ser aproveitado o Programa de Crédito Turístico, da Desenvolve SP + Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Ele tem como objetivo viabilizar o acesso ao crédito de empresas e municípios.
Estamos a procura de resoluções para garantir o melhor caminho para economia e segurança dos milhares de colaboradores diretos e indiretos que dependem do setor turístico. O Turismo impacta diretamente outros segmentos. E estamos juntos, buscando diversas medidas para minimizar a situação.
Fernando Santos – Presidente da Abav-SP
No dia 19 de março, o Sindetur-SP + Entidades do Turismo firmaram o Termo Aditivo Emergencial à Convenção Coletiva. O documento estabelece condições especiais que poderão ser adotadas pelas Agências de Turismo durante esse período.
Algumas dessas medidas são = redução temporária de salário e de jornada de trabalho + alteração dos contratos de emprego para modalidade home office + antecipação ou concessão de férias coletivas + outras ações para diminuir o impacto da crise.