Seja por terra + mar + ar, o arquipélago português é uma coleção de cenários e atrações surpreendentes
Madeira é muito mais que uma ilha. Madeira é um arquipélago de atrações espetaculares. Encravadas no meio do Oceano Atlântico, próximas à costa africana, as ilhas portuguesas oferecem aos viajantes uma diversidade de roteiros distintos, mas que, quando combinados, propiciam ao turista uma visão 360º da região. São roteiros feitos por terra, mar e ar. Vamos a eles.
AR = MADEIRA VISTA DO ALTO
Chegada é uma amostra do que o viajante irá encontrar
A 1ª imagem de perder o fôlego que o viajante terá, ao chegar ao arquipélago de Madeira, se dá ainda a bordo do avião. Vista do céu, lá embaixo estão as ilhas, coloridas predominantemente pelo verde luxuriante da vegetação, que contrasta com o azul brilhante do oceano. À medida que o avião vai perdendo altitude, as praias e os vilarejos vão surgindo. Numa costa e outra as falésias crescem em tamanho, assim como as florestas, as montanhas e o casario. As pequenas praias surgem e reaparecem, entre os imensos penhascos, fortes o suficiente para receber o constante impacto das ondas. Se o seu voo for diurno, muito provavelmente o sol brilhará no seu. Seja bem-vindo(a) ao Arquipélago da Madeira!
Faça um passeio de teleférico à Fajã dos Padres
Outra oportunidade de ver do alto os belos cenários do Arquipélago da Madeira acontece durante o tour à Fajã dos Padres. Distante 15 km de Funchal, capital do arquipélago, o destino é conhecido pelos cenários estonteantes. Há 2 opções de acesso à Fajã dos Padres = barco + teleférico e nossa sugestão é chegar pelo alto. A bordo do teleférico, numa altura aproximada de 300 m, o visitante terá tempo de sobra para apreciar a paisagem litorânea = falésias + praias de cascalho + água cristalina. Uma praia de cascalho, de aspecto quase selvagem recebe os visitantes com toda hospitalidade. À sua espera estão espreguiçadeiras e guarda-sóis. Na hora de explorar o local, basta caminhar pela orla, aproveitando para conhecer os restaurantes, bares e bistrôs, que oferecem um cardápio simples, mas rico, autêntico e local. Em meio a tantas descobertas, não se esqueça de visitar o Fajã dos Padres, que é uma extensão de terra à beira-mar que termina numa grande rocha.
Leia mais = Ilha da Madeira: uma maravilha portuguesa, com certeza
Visite o Cabo Girão, a mais alta falésia da Europa
As falésias são uma formação geológica que sempre impressionam. Gigantescos abismos que despencam de forma aguda sobre o mar criam imagens dramáticas e inesquecíveis. A maior entre todas as falésias marítimas da Europa está no Arquipélago da Madeira. É o Cabo do Girão, que você precisa conhecer. A partir do Cabo do Girão, a 580 m de altitude, você terá uma visão maravilhosa de Funchal e do entorno. Caminhe sobre o Skywalk, uma plataforma de vidro, suspensa, para se sentir caminhando no ar, tendo toda a beleza da paisagem sob os seus pés. Depois de fazer muitas fotos, prossiga e embarque no teleférico para conhecer o Sítio do Rancho e apreciar as belas imagens da natureza local.
O Curral das Freiras e o Mirante da Eira do Serrado
Outro passeio imperdível para ver as imagens madeirenses do alto é o Curral das Freiras. À primeira vista, pela sua formação natural, o local se assemelha a uma cratera de vulcão. Este vale escondido entre montanhas, foi escolhido por um convento de freiras como um esconderijo diante de um ataque de piratas à ilha. Quem visita o Curral das Freiras deve subir até o mirante da Eira do Serrado para ver de uma altura de quase 1.100 m os vilarejos ao redor.
TERRA = EXPLORE O QUE O ARQUIPÉLAGO TEM DE MELHOR
Descubra por que, na Madeira, gastronomia é sinônimo de hospitalidade
Não bastasse a gastronomia madeirense ser rica em receitas e deliciosa nos sabores, ela esbanja hospitalidade. O cuidado ao apresentar os pratos, as delicadezas ao receber e servir os visitantes, o requinte no preparo de uma bela refeição e na arrumação das mesas fazem o viajante se sentir bem acolhido e com água na boca. Entre as especialidades locais, como não poderia deixar de ser, estão os pescados e os frutos do mar. O bife de atum e as lapas à moda da Madeira são alguns dos pratos tradicionais. Quem gosta de vinho deve harmonizar seus pratos com rótulos da região.
Aliás, uma maneira prazerosa e divertida de conhecer o que há de melhor na cozinha madeirense é fazer um Wine & Food Walking Tour. Num passeio a pé, com parada em alguns dos mais conhecidos restaurantes de Funchal, o visitante faz uma degustação de diversos pratos típicos, acompanhados de vinhos produzidos no arquipélago. No cardápio estão desde sanduíches de atum, lapas e peixe-espada-preto com banana até doces tradicionais, frutas exóticas, o famoso vinho Madeira e a poncha: drink feito com aguardente de cana, mel e limão.
Caminhe pelo Jardim Monte Palace
Este é o nome do belíssimo jardim que exibe mais de 100.000 espécies de plantas tropicais. São árvores centenárias, flores exóticas, plantas rasteiras e coberturas vegetais, entre outros exemplares da flora local. A ambientação do parque fica completa com as cascatas e os lagos coloridos pelas carpas. O Jardim Monte Palace tem ainda um museu e uma exposição permanente de azulejos com desenhos que destacam momentos marcantes da história de Portugal.
Percorra a Levada do Caldeirão Verde, na Floresta Laurissilva
Imagine uma floresta que tem 20 milhões de anos. Quem visita a Ilha da Madeira pode deixar de imaginar e fazer um tour por um dos mais belos sítios naturais do mundo, tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Árvores de grande porte, das mais várias espécies, tomam conta de 20% do território da ilha. Ao seu redor crescem plantas menores, arbustos floridos, orquídeas, gerânios, gramíneas, musgos e líquenes. É o arquétipo de floresta que habita o imaginário coletivo. Na sua visita a Floresta Laurissilva, percorra a Levada do Caldeirão Verde. São aproximadamente 6.5 km de trilha, num caminho ladeado por árvores frondosas, samambaias e quedas d’água.
MAR = AFINAL, VOCÊ ESTÁ VISITANDO UM ARQUIPÉLAGO
Mergulhe nas piscinas naturais
Uma das mais famosas atrações do arquipélago da Madeira são as suas muitas piscinas naturais. Com uma impressionante cinematografia, elas combinam a construção da natureza com edificações feitas por seres humanos. Entre as mais famosas estão as piscinas naturais de Porto Moniz e Seixal. A formação de ambas são rochas de origem vulcânica que criam um nicho onde o mar entra naturalmente. Nas piscinas de Porto Moniz a água salgada circula livremente. Algumas são mais rasas e outras permitem até mergulhos. Já as piscinas do Seixal têm uma beleza diferente. A areia preta, também de origem vulcânica contrasta com as montanhas de verde profundo e com o azul do céu e do mar. As piscinas naturais são o programa perfeito para curtir com a família, várias vezes durante a sua estadia.
Embarque para conhecer Porto Santo
Vizinha à Ilha da Madeira, Porto Santo está a apenas 2h30 de distância de barco. Ao desembarcar você entenderá por que precisava fazer este passeio. A costa da Ilha da Madeira é lar de uma fauna marinha riquíssima, uma vez que o fundo do mar da região ter mais de 3.000 m de profundidade. Um passeio de barco oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer melhor o arquipélago e ainda avistar golfinhos e baleias. Além das lindas imagens capturadas a partir do oceano, Porto Santo é uma ilha bem diferente. Ela é conhecida como uma ilha de veraneio, para onde os portugueses e os habitantes da Ilha da Madeira costumam ir durante o verão. Suas praias têm areia dourada, com propriedades terapêuticas comprovadas e quase 10 km de extensão. Curiosamente, uma marca registrada de Porto Santo é o sorvete, mais especificamente as lambecas. A iguaria é vendida em um quiosque da Vila Baleira, a principal cidade da ilha. Servidos em casquinhas, são uma atração da gastronomia local que você precisa experimentar.
Sail & Wine oferece degustação de vinho em alto mar
Para os amantes de um bom vinho que querem apreciar uma degustação fazendo um tour diferente, o Sail & Wine é a pedida. Instalar-se confortavelmente a bordo de um veleiro para fazer um safari marinho e, ao mesmo tempo, degustar uma seleção de vinhos premiados e comidinhas produzidas localmente.
Seja por terra, ar, ou mar, sua estadia no Arquipélago da Madeira será, no mínimo, surpreendente. A Orinter Tour & Travel possui diversas promoções e pacotes especiais para a Ilha da Madeira. Consulte seu agente de viagem e solicite os pacotes da Orinter. Boa viagem!