O museu de Paris é tão famoso quanto a Mona Lisa, por isso, é uma atração imperdível
O Louvre de Paris é um dos maiores museus e, talvez, seja o mais conhecido do mundo. A instituição, em si, é tão ou mais famosa que a maior celebridade que vive entre as paredes, corredores, salões e galerias repletos de obras primas. Essa celebridade, você sabe, se chama Mona Lisa.
Falar em Museu do Louvre é imediatamente pensar no pequeno e precioso quadro de Leonardo da Vinci. O Louvre, porém, vai muito além e oferece ao visitante a oportunidade de se encantar com milhares de outros tesouros. Para ser mais exata 550.000 deles. Desses, apenas cerca de 35.000 obras de arte permanecem em exibição. Por isso, se você sonha em realmente conhecer o museu francês, será preciso dedicar um bom par de anos, para se familiarizar com a história de algumas de suas belezas.
É preciso dedicar um bom par de anos para realmente conhecer o Louvre
Se o Louvre fosse uma trilha ela teria cerca de 20 km de extensão. Só de galerias, se elas fossem colocadas lado a lado, linearmente, seriam 13 km. Some as escadarias, as idas e voltas, os ziguezagues em busca de uma pintura ou escultura que faça os seus olhos brilharem, uma ou duas tentativas mal sucedidas de encontrar o banheiro e facilmente chegamos aos tais 20 km.
Por isso, quando você visitar o Louvre, prepare-se fisicamente, mas não vá com a pretensão de conhecê-lo por inteiro. Minha sugestão é que você faça ainda no Brasil um roteiro que cubra suas obras de arte prediletas. E aí você deixa um tempo livre para perambular pelo nobre edifício.
Tenha uma experiência inesquecível fazendo arte dentro do museu
Se você gosta de desenhar, ou até mesmo, se você só sabe fazer rabiscos no papel, ainda assim é possível dar uma de artista e curtir o Louvre de uma maneira muito mais criativa. Desenhar dentro do Louvre é uma tradição. Em um dia normal é possível ver grupos de crianças, estudantes de arte, ou simples turistas com lápis, borracha e um bloco de papel fazendo pequenos ou grandes croquis das suas obras prediletas, ou daquelas mais fáceis de retratar.
Realize seus sonhos de visita ao Museu do Louvre e economize
O Louvre não faz qualquer restrição aos artistas, a qualquer pessoa que queira ter essa experiência dentro do museu. Se esse for o seu sonho e se você tiver tempo suficiente, leve um caderno de desenho, lápis e borracha, ou um bastão de carvão para desenho.
É importante saber que o Louvre, como qualquer grande museu, não permite a entrada de visitantes com mochilas ou bolsas grandes. E se você está pretendendo fazer mais do que 5 visitas ao museu, uma boa sugestão é comprar o cartão Amigos do Louvre.
Faça as contas. Uma entrada no Louvre custa 17 Euros. O cartão Amigo do Louvre custa 80 Euros, mas te dá acesso ilimitado o ano inteiro. Se você for um artista, professor, jornalista ou exercer uma profissão ligada ao mundo das artes, terá um desconto especial. Para isso é preciso entrar em contato com o museu pelo menos um mês antes da sua viagem, para justificar o pedido, mostrando a documentação exigida pelo museu.