Santiago Granda, subsecretário de Turismo, revela as melhores épocas para visitar e as novas atrações que fazem do país um destino imperdível
O subsecretário de Turismo do Equador, Santiago Granda, revela as belezas naturais e culturais que fazem do país um destino imperdível para os brasileiros. Em entrevista, ele destaca as melhores épocas para visitar as diversas regiões do Equador, as festividades que encantam turistas de todas as partes, e as novidades previstas para o turismo em 2024. Descubra como a megadiversidade do Equador, seus mercados populares e a integração regional prometem enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes.

Quais são as atrações turísticas mais notáveis do Equador para o turista brasileiro?
Para o turista brasileiro que procura atrações históricas, culturais e uma excelente gastronomia local, o Equador é um destino que tem muito a oferecer. O Equador é o país mais megadiverso do mundo e conta com uma amálgama de belezas naturais, culturas ancestrais e indígenas que nos tornam únicos e que estão presentes em muitos aspectos da vida no Equador.
Além disso, o turista brasileiro, conhecido por fazer compras, um fator muito importante em suas viagens de lazer, poderá encontrar no Equador uma variedade de artesanato único, feito por artesãos das diversas comunidades locais do país.

Quando é o melhor momento para visitar o Equador e quais são as principais atrações que não podem ser negligenciadas?
O Equador não tem as quatro estações, o que torna seu clima muito atraente durante todo o ano; podemos diferenciar duas estações: seca e úmida. Recomenda-se visitar a costa durante a estação seca, de maio a dezembro, assim como a região andina de junho a setembro. A Amazônia é ideal de outubro a março, durante a estação de chuvas leves, permitindo desfrutar da biodiversidade da floresta tropical. As Ilhas Galápagos são um destino para o ano todo: de dezembro a maio é ideal para os apaixonados por snorkeling e mergulho, e de junho a novembro para observar a vida selvagem das ilhas.
Também se pode escolher a época ideal para visitar uma região em função das diferentes festividades que ocorrem. O Equador celebra festivais vibrantes como o Carnaval em fevereiro ou março e a Mãe Negra em Latacunga, em setembro e novembro.

O Equador é o país mais megadiverso por quilômetro quadrado e é reconhecido em escala mundial por sua riqueza e variedade em termos de flora e fauna. Somos extremamente afortunados ao concentrar, em território pequeno, a diversidade do planeta, que se conjuga na Cordilheira dos Andes, nas costas paradisíacas, florestas amazônicas e um tesouro único no mundo, que constitui um laboratório natural chamado Galápagos. Todas essas paisagens concentram 10% de todas as espécies de plantas que existem no mundo.
Quais novidades no que diz respeito à oferta turística o turista que visitar o país encontrará este ano?
Segundo o Plano de Turismo de 2024, no que diz respeito à oferta turística, estamos trabalhando para alcançar destinos reconhecidos dentro dos programas: Cantos e Povos Mágicos, Melhores Cidades de Turismo e Destinos Turísticos Inteligentes. Será gerado um produto turístico multidestino de integração regional denominado ‘Caminhos Andinos’, que inclui a participação de outros países além do nosso, como Colômbia, Peru e Bolívia.
Igualmente, se prevê dar um forte impulso à cozinha que nasce dos mercados populares como parte da oferta turística gastronômica nacional.

O que diria ao viajante brasileiro para encorajá-lo a viajar para o Equador?
Equador são Quatro Mundos e uma viagem que te muda completamente. Sua riqueza cultural, beleza natural e múltiplas atividades se conectam com a natureza e sua essência multiversa. Onde quer que vá, há sempre um Equador para todos.