E olha que nem incluímos gastronomia + shows + música + vida noturna neste roteiro
Chicago está sempre na lista das Melhores Cidades dos Estados Unidos. Da janela do meu quarto de hotel, aprecio seu skyline escandalosamente belo, só para comprovar o que os norte-americanos há muito já sabem. Chicago é maravilhosa. Ela é a terra do jazz, do blues e do rock; dos arranha-céus, da pizza, do hot dog e da gastronomia premiada. No percurso do aeroporto até o hotel, também comprovei só de olhar da janela do carro, seu ambiente multicultural.
Quando penso em Chicago eu lembro…
Quando penso em Chicago lembro de Frank Lloyd Wright, um dos maiores arquitetos de todos os tempos, que tem projetos incríveis na cidade. Chicago me lembra também Al Capone, o gangster que contrabandeava bebida alcoólica durante a Lei Seca nos Estados Unidos.
Grandes Lagos! Chicago está às margens do Lago Michigan, que é um dos 5 Grandes Lagos da América do Norte. Os outros 4 são o Superior, o Huron, o Erie e o Ontario, que banha a cidade de Toronto, no Canadá. Aliás, o Lago Michigan é o único que está inteiramente dentro dos Estados Unidos. Os outros 4 Grandes Lagos formam uma fronteira natural com o Canadá.
A Rota 66, conhecida como a Mãe das Estradas norte-americanas começa em Chicago. Ela segue por quase 4.000 km passando pelos estados do Kansas, Texas, Arizona, Novo México e termina em Santa Monica, na Califórnia.
1
Comece com uma caminhada de reconhecimento
Caminhar pela região central de Chicago é imprescindível para o viajante interagir e sentir como vivem os nativos. A metrópole é plana e segura, o que deixa o passeio confortável e muito tranquilo. O planejamento urbano, um dos mais modernos e inteligentes do mundo transformará sua caminhada em uma experiência cênica e agradável.
A impressão que você terá, quando andar pelas ruas, limpas e bem cuidadas é a importância – mais do que isso – o carinho que os cidadãos têm pela cidade onde vivem. E cada esquina, cada rua, cada quarteirão tem personalidade própria, isso por causa dos prédios, dos parques e das obras de arte que enfeitam a malha urbana.
2
Siga para um tour de barco pelo rio Chicago
Imperdível é fazer um passeio de barco pelo rio Chicago. A bordo você poderá apreciar o patrimônio arquitetônico local. Ele é também essencial para você conhecer mais e melhor a cidade. Com 1 hora e 15 minutos de duração, o tour apresenta as joias da coroa = os prédios maravilhosos e o planejamento urbano inteligente. Enquanto navega você ouvirá um pouco da história local.
Chicago foi fundada em 1837 e ficou conhecida no mundo inteiro pelo impressionante ritmo de crescimento. Naquela época, grande parte de suas construções, incluindo as calçadas, eram feitas de madeira. O material, que é inflamável, ajudou a alimentar as chamas do incêndio que destruiu praticamente toda a cidade durante o quentíssimo verão de 1871. A partir daí grandes nomes da arquitetura mundial foram convidados a reescrever o cenário urbano, que pode ser visto neste passeio de barco.
Enquanto em algumas viagens a atração é a observação de pássaros, ou animais, em Chicago você navega contemplando os arranha-céus e acaba por conhecer os mais icônicos pelo nome: Willis, Rookery, Sullivan, Acqua, Franklin, Prudential, Trump e Lake Point Tower, entre outros. Tratados como verdadeiras celebridades urbanas, a biografia de cada um é apresentada, incluindo o estilo, características principais e curiosidades sobre a construção. Simplesmente espetacular.
Conheça a arte urbana + museus que nasceram após o grande incêndio
A história local mudou de maneira radical após Chicago ter sido destruída pelo fogo. Se antes ela era a cidade do dinamismo econômico, depois das chamas passou a ser reconhecida como a cidade que foi reconstruída com arte. Esta foi a resposta dada pelos seus cidadãos diante de tamanha adversidade.
A cidade que deu ao mundo o 1º arranha-céu, até hoje continua surpreendendo quando o assunto é Arte + Arquitetura + Design. A beleza é explícita e se mostra através das combinações arquitetônicas, mas também através dos ricos museus. Eu visitei 3 deles, e recomendo os 3 para você.
3
The Art Institute of Chicago
Tem 2 prédios. O 1º abriu suas portas em 1893. Já a 2ª ala, aberta em 2009, faz contraponto às linhas clássicas da construção original. O novo prédio é uma obra de arte do arquiteto italiano Renzo Piano, que dá uma aula de técnica e tecnologia. Quando você visitar o museu sentirá, ao atravessar de um prédio para o outro, a mudança dos séculos, de uma maneira espetacular. A qualidade do seu acervo é impressionante e expõe obras de todos os continentes e períodos históricos, em várias técnicas e formatos.
4
Museum of Contemporary Art Chicago
É outra atração imprescindível. O MCA exibe o que há de mais inovador em matéria de arte. Novos artistas, novos conceitos, olhares vanguardistas, ousadias e experiências desafiadoras constroem o conceito da instituição. Para o viajante é como participar e um curso intensivo de contemporaneidade.
No MCA eu visitei a exposição I was raised on the Internet, que exibiu o que o advento da Internet trouxe para as nossas vidas. Da informação precisa à fake news, do compartilhamento frutífero à superficialidade das mídias sociais, tudo era mostrado através de várias plataformas e formatos.
5
American Writers Museum
Se você gosta de literatura vai se emocionar ao visitar o American Writers Museum. Discreto, está praticamente escondido dentro de um dos grandes prédios da cidade. Assim que você entrar, sentirá o aconchego tão comum das livrarias e bibliotecas, porém, no lugar dos livros, box coloridos estão dispostos nas paredes.
Em cada um são exibidos trechos clássicos de obras dos maiores escritores norte-americanos. Didático e lúdico, propõe ao visitante esmiuçar, abrir cada um dos compartimentos e ler, quando de repente entram dezenas de jovens estudantes no museu. Guiado por monitores, eles pegam em papéis, lápis, canetas e antigas máquinas de escrever. Estão ali para entender um pouco do ofício e da rotina de um escritor. Você já viu tal preciosidade educacional em algum outro lugar do mundo? Eu não. Saí do American Writers Museum inspirada.
6
Chicago Architecture Center
O Centro de Arquitetura de Chicago é ao mesmo tempo um museu, um centro de informações arquitetônicas globais e um parque de diversões para adultos e crianças. A visita é imperdível porque não apenas vai surpreender o visitante como dará a ele uma real escala das principais obras de arquitetura espalhadas pelo mundo e quantas das mais importantes e desafiadoras estão em Chicago.
Faça um tour guiado para conhecer com mais precisão os detalhes históricos de Chicago, ver de perto maquetes espetaculares ouvindo a história de cada edifício que elas representam e ter um vislumbre de como será o futuro da arquitetura, do urbanismo e das grandes metrópoles mundiais nas próximas décadas.
7
Voe de helicóptero para ver o conjunto da obra
Depois de caminhar e navegar por Chicago, chegou a hora de completar a trilogia Terra, Água e Ar, embarcando em um voo de helicóptero. Nem é preciso dizer que será a beleza da malha urbana a maior de todas as atrações. E se num passeio de barco você enxerga os detalhes das construções, no tour de helicóptero o destaque é a inteligência urbana que a cidade exibe.
Com 15 minutos de duração, é feito a bordo de helicópteros supermodernos, o que significa segurança. Cada aeronave comporta 5 passageiros mais o piloto. Na hora do meu embarque, fomos avisados que especialmente aquela saída iria atrasar 10 minutos. E quem ganhou com o atraso fomos nós. Assistimos uma proposta de casamento ser feita ao final do tour que antecedia o nosso e que levava um único casal. Acredite, o nosso grupo embarcou com lágrimas de felicidade nos olhos.
Já a bordo a vibração ganhou altitude. O céu estava lindo, sem vento e com poucas nuvens no céu. O caminho estava aberto para admirar do alto os prédios-celebridades como a Willis Tower, o mais alto de Chicago.
Do alto fica fácil ver o espaço que cada prédio ocupa e a área verde que circunda cada um, proporcional ao tamanho de cada prédio. É possível ver também o longo calçadão que margeia o lago Michigan, onde as pessoas vão para fazer ginástica, andar de bicicleta, nadar e relaxar na praia de água doce. Já em terra firme, o piloto me disse que o tour noturno é um verdadeiro espetáculo e que não existe imagem mais linda do que ver Chicago totalmente iluminada. Se você já fez o passeio diurno, conferir o tour noturno de helicóptero é um ótimo pretexto para você retornar à cidade.
8
Explore Chicago ao lado de um anfitrião
Uma experiência inigualável é andar por uma cidade ainda desconhecida sendo a ela apresentada por alguém que é apaixonado por esta cidade. Este é o conceito que move os tours de voluntários da Chicago Greeter. Para o turista haverá o prazer de fazer um tour sem custo algum. Para o guia voluntário, haverá o prazer de apresentar uma região que ele tanto ama, para quem não a conhece. Para ter esta experiência basta entrar no site www.chicagogreeter.com e fazer a sua inscrição, seguindo as regras do site. É necessário fazer o agendamento com 10 dias úteis de antecedência e escolher um bairro ou região que você deseje conhecer. No local estipulado você encontrará o seu Greeter (pessoa que recebe, em tradução livre) que vai apresentar a região escolhida por você. O tour dura de 2 a 4 horas, pode ser feito em até 10 idiomas diferentes e o visitante tem 25 bairros e 40 áreas distintas para escolher. É sensacional.
Cada voluntário conhece profundamente determinadas vizinhanças e gosta de compartilhar com os visitantes o seu amor por estas regiões. Ao mesmo tempo os passeios são personalizados, seguindo o interesse do viajante.
Eu fui apresentada ao Millenium Park pela Barbara e ao Hyde Park pelo Jared. Conheci detalhes curiosos e relevantes da história desta região, de uma maneira calorosa, hospitaleira e apaixonante. Radicalmente diferentes daquele tipo de guia que sai desfilando uma quantidade de datas e números, graças a Barbara e ao Jared, percebi sutis nuances e explorei esta parte da cidade através dos seus olhares.
9
Suba em um Segway e rode pelos parques
Os parques e praças mais encantadores podem ser conhecidos em uma manhã ou tarde, de uma maneira muito divertida, a bordo de um Segway. O pequeno veículo é muito fácil de pilotar. Basta ter coordenação motora e equilíbrio. É mais fácil e gostoso que andar de bicicleta.
É também uma maneira de comprovar que Chicago esbanja acessibilidade. Ela tem um projeto urbano inclusivo, com rampas de acesso em todos os locais. Como resultado, meu tour de Segway por explorou um perímetro muito maior do que os passeios que fiz em outras cidades.
Por 2 horas estendi meu olhar e me conectei com diversas vizinhanças, todas lindíssimas e muito bem planejadas. Poucas cidades são tão bem projetadas como Chicago, por isso, o passeio de Segway se amplifica. A equipe do @AbsolutelyChicagoSegway é cuidadosa, profissional ao extremo e conhece profundamente cada cantinho do roteiro.
10
Grite goooooooool em um jogo de beisebol
Confesso que, antes de entrar no estádio do White Sox para ver um jogo de beisebol, eu entrei no Google para ler as regras do jogo que, para mim, continuam herméticas. Mas bastou me ver cercada de uma multidão alegre e civilizada, vestindo as camisetas e bonés do time, para me tornar uma torcedora leal do White Sox (desculpe-me Chicago Cubs).
Ver um jogo de beisebol é imperdível e as preliminares são deliciosas. Não há confusão para entrar, só vibração. Ao subir e encontrar o seu setor, basta olhar para os lados e ver a quantidade de restaurantes ao seu redor, esperando apenas você decidir o que irá comer aquela noite: pipoca, pizza, sorvete, cachorro quente, hambúrguer e outras iguarias que têm tudo a ver com o ambiente. Você verá muitos locais, muitos turistas e se identificará com todos, afinal, todos estão ali para torcer e ter uma boa noite de diversão.
E nada se compara a emoção de ver ao vivo um home run. Enquanto o jogador vai circundando o estádio, a multidão fica de pé, uma música emocionante começa a tocar, bem alto, as pessoas gritam, assobiam e você, como bom(a) brasileiro(a) vai ter vontade de gritar: Goooooooooooool!!
11
De volta para casa comece a planejar o seu retorno a Chicago
Chicago é um microcosmo do que existe de melhor no mundo. Basta escolher o tema ou o roteiro que você quer fazer e iniciar um excitante tour de descobertas. Por isso, uma viagem apenas é muito pouco para conhecer Chicago. O amor pela cidade pode acontecer na 1ª visita e para aprofundá-lo você vai querer retornar várias vezes.