Natureza + gastronomia + hotelaria são apenas 3 deles; saiba quais são os outros 7
Motivos para conhecer a Ilha da Madeira são muitos e de todos os tipos. Quem analisa o destino com critério, encontrará uma infinidade deles. Entretanto, não é preciso estudar tão profundamente suas qualidades para chegar à uma conclusão óbvia: você precisa visitar o arquipélago. Para ajudar a criar o seu roteiro, a Travel3 decidiu listar apenas 10 razões pelas quais você precisa embarcar para conhecer a Ilha da Madeira.
Ir em busca do novo
Na vida, as estreias são sempre marcantes. E quando essas estreias vão além das expectativas, elas se tornam uma referência inesquecível. Esse é um dos bons motivos para você conhecer a Ilha da Madeira. Quem nunca visitou a Ilha da Madeira se sentirá assim. Quem pratica a arte de viajar sabe do que estamos falando. Colocar pela 1ª vez os pés na Madeira, a principal ilha do arquipélago de mesmo nome, já será um ato icônico. A 1ª visão das altas montanhas e do mar; do cenário natural em harmonia com o urbano; os ares e o estilo de vida local que são um convite para relaxar. E aí começam as descobertas, o ir em busca do novo para tentar capturar a essência, a alma do lugar. Nada é mais excitante e gratificante. E mesmo quem já visitou a Ilha da Madeira sabe que há sempre algo de novo que merece ser explorado em uma 2ª, 3ª ou 10ª viagem.
Acessibilidade para o turista brasileiro
Um dos melhores motivos para conhecer a Ilha da Madeira é a acessibilidade que o destino oferece aos viajantes brasileiros. As rotas e conexões aéreas ligando o Brasil a Portugal e consequentemente ao arquipélago estão entre esses motivos. O idioma – português, falado na Madeira é outro grande diferencial. Tudo combinado, ajuda a deixar a temporada fora de casa mais fácil + tranquila + relaxante. Não é isso que buscamos numa viagem de férias?
Leia mais = Madeira, o arquipélago dos roteiros extraordinários

A fantástica natureza do arquipélago
A preservação da natureza é levada a sério nas ilhas Madeira. Não por acaso há tantas reservas naturais no arquipélago. Usufruir desse cenário é um privilégio que os habitantes locais compartilham com os visitantes. E quando o tema é natureza, não faltam roteiros para customizar as experiências dos viajantes. De simples caminhadas, aos hikings e trekkings; da observação de pássaros ou da flora local à prática de esportes de aventura e ecoturismo, cada uma dessas atividades estão diretamente ligadas à riqueza natural que as ilhas esbanjam.

Praias porque, afinal, somos fãs
O Brasil é conhecido pelas belezas de suas praias, mas também pelo amor que os brasileiros dedicam às férias no litoral. Está aí um dos motivos pelos quais a Ilha da Madeira merece ser visitada. E apreciada em toda a sua extensão litorânea. As praias cinematográficas + as espetaculares piscinas naturais – entre elas as piscinas naturais do Seixal – estão entre os principais cartões postais da Ilha da Madeira.
A praia Formosa, em Funchal é um bom exemplo. Localizada em uma região de fácil acesso, é considerada uma das melhores para o banho de mar. Durante o verão, a praia se torna palco de competições esportivas. E durante a temporada de férias a animação na areia se estende noite adentro.
Imperdíveis são as Piscinas Naturais de Porto Moniz. Formações rochosas, resultantes do derramamento de lava vulcânica criaram pequenos e grandes nichos banhados pela água do mar. O resultado é pura arte da natureza. São milhares de metros quadrados de água naturalmente limpa e cristalina, incluindo trechos bem rasos, perfeitos para as crianças. Algumas das praias naturais oferecem infraestrutura aos visitantes, com estacionamento, restaurantes, espreguiçadeiras, guarda-sóis e até parque infantil.

Diversidade de atrações
Natureza e urbanidade + história + paisagens e temáticas variadas se misturam para produzir roteiros cheios de originalidade e imaginação. Imagine, num único passeio combinar trekking com rapel, com reconhecimento da geografia local, com visita a grutas e escaladas e saltos nas alturas até mergulhar nas águas límpidas e translúcidas do oceano. Na Ilha da Madeira é possível fazer um roteiro exatamente como este. Ele está à sua espera na Reserva Natural da Ponta de São Lourenço.
Já quem gosta de história vai adorar visitar A Cidade do Açúcar, nome do museu que preserva o passado da indústria açucareira local. A ilha da Madeira viveu da riqueza do chamado Ouro Branco durante cerca de 400 anos e essa cronologia está registrada no Museu A Cidade do Açúcar. São peças de impressionante valor artístico e arqueológico como esculturas, porcelanas, ourivesaria, artefatos e documentos originais exibindo amostras da cultura criada em torno do Ciclo do Açúcar no arquipélago.
E seja você um torcedor, um fã, um amante do esporte ou simplesmente um viajante em busca das curiosidade locais, uma outra atração imperdível é o Museu CR7 que expõe, através de fotos, vídeos e troféus, a saga vitoriosa do atleta Cristiano Ronaldo. Entre as salas mais visitadas estão aquelas que guardam as 5 Bolas de Ouro + as 4 Chuteiras de Ouro conquistadas pelo jogador.
Esses são exemplos radicalmente diferentes que comprovam a diversidade de atrações que você encontrará ao aterrissar no arquipélago.

Gastronomia
Restaurantes de montanha, cafeterias premiadas, peixes e frutos do mar, culinária regional e alta gastronomia farão parte do seu cardápio de experiências na Ilha da Madeira. Delícias a parte, saborear a cozinha de um país ou região é se aproximar da cultura local de uma maneira prazeirosa. Na ilha da Madeira, a hospitalidade anda de mãos dadas com a gastronomia. Você será recebido por mesas bem-postas, profissionais acolhedores e refeições inesquecíveis.
Difícil será escolher o que comer. Os queijos regionais, frescos ou curados são irresistíveis. Pratos típicos como as iscas de fígado e a carne de porco em vinha d’alhos surpreendem os visitantes. Imprescindível é comer e repetir pratos como o bacalhau gratinado, o polvo à lagareiro, as sardinhas, os camarões tigre e os mexilhões. Depois de um dia de muitas descobertas, quando a fome aparece, saciá-la com uma caldeirada de cabrito, ou uma Sopa à Lavrador são opções certeiras. E como você está em território português, os vinhos estão sempre presentes harmonizando todas as refeições.
E quando se fala em vinhos, os caminhos se abrem em todas as direções. A Rota dos Vinhos da Ilha da Madeira inclui visitas aos Wine Bars + tours para conhecer vinícolas + degustações nos principais produtores. No final da viagem, volte para a casa com pelo menos um bom rótulo do Vinho Madeira na mala. O Vinho Madeira, licoroso, é elegante e rico em sabor. Como é um vinho único no mundo, foi batizado com o nome da região onde é produzido.

Hotelaria
A hospitalidade dá uma sensação de conforto. O conforto leva ao descanso. O descanso tem um valor imensurável. E quando estamos em uma viagem, o conforto está diretamente ligado à qualidade da hotelaria local. Na Madeira esta qualidade está presente nos resorts de frente para o mar; nos hotéis boutique com localizações privilegiadas; em um tradicionalíssimo Grande Hotel; nas quintas e nas estalagens. Cada uma dessas categorias está atrelada a um serviço atencioso e um ambiente onde o profissionalismo do bem-receber impera.
Alguns desses hotéis estão em edifícios onde, no século 18 funcionava uma padaria comunitária. Outros foram mansões senhoriais que se viram renovadas, revitalizadas e modernizadas para receber turistas dos quatro cantos do planeta. E muitas das quintas que se transformaram em hotéis estrelados continuam sendo administradas pela família que ali morou e mantém vivo o amor e o carinho pelo local.
A hotelaria da Ilha da Madeira é um dos motivos e um ótimo pretexto para conhecer o arquipélago. E a hotelaria e a gastronomia regional são semelhantes no conceito de oferecer experiências autênticas.

Beleza 24 horas por dia
Talvez o substantivo beleza e seus sinônimos sejam as palavras mais ditas pelos visitantes. E elas estão sempre acompanhadas de muitas exclamações. Quanta beleza! Um deslumbramento essa paisagem! Que lindeza de litoral! Maravilha de restaurante! Uma elegância só, esse hotel! Olha que fascínio esse céu estrelado! Que prazer estar aqui na ilha da Madeira com você!
Descanso
Um dos motivos e o objetivo principal de uma viagens de férias é – ou deveria ser – o descanso. Na Ilha da Madeira, atingir esse objetivo é consequência direta da sua estadia no arquipélago. Você começa fugindo da rotina e, seduzido pelo que o destino e seus atrativos oferecem, acaba se desligando do mundo que ficou lá fora, a milhares de quilômetros do aeroporto ou do porto mais próximo. A natureza das ilhas convida espontaneamente o turista a praticar atividades físicas. Alimentar-se bem entra nessa lista, assim como ter uma boa noite de sono: fácil para quem viaja pela Madeira. A única medida que depende de você é como você administra o seu tempo durante a viagem. Por isso, invista numa estadia mais longa e relaxe até atingir o seu merecido descanso.
Leia mais = Ilha da Madeira: uma maravilha portuguesa, com certeza
O conjunto da obra
Alguns países têm um litoral espetacular. Outros têm na natureza o seu ponto forte. Existem inúmeros e famosos destinos gastronômicos ao redor do mundo. E hotéis fantásticos a gente encontra em (quase) qualquer lugar do planeta. Mas um destino onde se encontra tudo isso e um pouco mais é raro e… merece ser conhecido e revisitado. São muitos os motivos para conhecer a ilha da Madeira, mas este é imbatível.