22 projetos, associações e empresas de 10 países são premiados na edição 2024
O segundo dia da WTM Latin America foi marcado pela entrega do Prêmio Turismo Responsável a 22 projetos, associações e empresas de 10 países, destacando-se como um evento central na promoção de práticas sustentáveis no setor do turismo.
Gustavo Pinto, especialista em turismo responsável e coordenador do prêmio, celebrou a inscrição de 158 projetos, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior, evidenciando o fortalecimento do turismo responsável no continente. “Isso prova que o turismo responsável está cada vez mais forte em nosso continente”, pontuou o organizador do prêmio.
A quarta edição do Prêmio enfatizou um diálogo mais próximo com a realidade latino-americana, incorporando novas categorias, como aquela que reconhece iniciativas para o turismo indígena e/ou em comunidades tradicionais, além de destacar casos de trabalho em rede. “Esta é a edição mais latino-americana de todas e celebra a diversidade que temos em nosso continente. Todos os que estão aqui são uma inspiração para o turismo”, comentou Pablo Menendéz, consultor em turismo sustentável e parceiro na organização do prêmio.
Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, sublinhou a importância do turismo responsável como uma necessidade vital em face dos desafios ambientais, sociais e econômicos contemporâneos, enfatizando a valorização das práticas que respeitam o meio ambiente e as comunidades locais. “O prêmio vem ganhando mais força e, neste ano, está com essa cara tão latina, tão nossa, e acredito que ele seja a maior representação dessa chamada que a WTM está fazendo para que cada um seja a mudança rumo a um futuro mais sustentável e ético para toda a nossa região”, afirmou Bianca.
Os vencedores foram selecionados por um júri qualificado de 20 profissionais, juntamente com especialistas de seis organizações aliadas, com base em critérios como originalidade, potencial de replicabilidade e impacto mensurável.
O Prêmio de Turismo Responsável, lançado pela WTM Latin America em 2019 e com a primeira edição virtual em 2021, já reconheceu dezenas de iniciativas em toda a região, demonstrando o compromisso contínuo com a promoção de práticas sustentáveis.
Conheça os vencedores da quarta edição do Prêmio Turismo Responsável
Melhores iniciativas para a conservação da biodiversidade
Gold – Asociación de Guias de Turismo Comunitario Explorando el Valle (Guatemala)
Silver – Fundación Agua y Tierra (Panamá)
Bronze – Raniforest Expeditions (Peru)
Bronze – Parque Nacional de Jericoacoara, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Brasil)
Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e a inclusão no turismo
Gold – Mama Uma Travel (Equador)
Silver – Mujeres a la Cumbre (Chile)
Silver – San Luis Capital – Dirección de Turismo Municipal de SLP (México)
Bronze – Grupo Cataratas (Brasil)
Melhores iniciativas para promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo
Gold – Apata Colombia (Colômbia)
Gold – Impulse Travel (Colômbia)
Silver – Manakin Nature Tours (Colômbia)
Bronze – Favela Santa Marta Tour (Brasil)
Melhores iniciativas de trabalho em rede para promover o turismo responsável nos destinos
Gold – Grande Reserva Mata Atlântica (Brasil)
Silver – Travolution International (Colômbia)
Bronze – Camino del Mayab (México)
Melhores iniciativas para o turismo indígena e/ou Comunidades Tradicionais
Gold – Budi Lafken Mapu (Chile)
Silver – Instituto Superior Indígena Raúl Karai Correa (Argentina)
Silver – Guyana Tourism Authority (Guiana)
Bronze – Rutas Ancestrales Araucarias (Chile)
Bronze – Rota da Liberdade (Brasil)
Melhores iniciativas para a mitigação das mudanças climáticas
Gold – Say Hueque Argentina Journeys (Argentina)
Silver – Programa de Descarbonização do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts (Brasil)