11ª edição do evento reúne em São Paulo líderes e visionários da indústria de viagens
A WTM Latin America 2024 abriu seus portões no Expo Center Norte, em São Paulo, nesta segunda-feira (15/4), marcando o início de três dias de intensas atividades. Com corredores movimentados, debates sobre questões atuais e a presença de expositores de 40 países, a feira acontece até o dia 17 de abril e promete superar as expectativas ao receber uma estimativa de 27 mil visitantes.
Na abertura do maior evento da indústria de viagens e turismo da América Latina – que este ano tem sua inspiração no tema “The Future is Open. Be The Change” – Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America, enfatizou a importância de pensar no futuro da atividade de forma coletiva e sem perder de vista o trajeto percorrido.
“O futuro é feito de ações no presente, mas não é possível falar dele sem olhar para os aprendizados do passado”, disse, agradecendo a presença de Simon Mayle, Luciane Leite e o Lawrence Reinisch, executivos que lideraram outras edições do evento. “São nomes de um passado recente que deixaram as suas contribuições e nos trouxeram ao momento que vivemos agora”, disse.
Bianca defendeu que as ações debatidas terão reflexo em toda a indústria e reforçou que, assim como em edições anteriores, o evento se propôs a reunir experts para debater tendências, novas tecnologias e compartilhar bons exemplos e causas como a equidade, a diversidade e a inclusão no turismo.
Kerry Prince, diretora administrativa da RX UK, que participou do evento pela primeira vez, saudou os presentes, anunciando o início de uma programação que promete reunir líderes e visionários da indústria. “O dia de hoje marca o início de um show que promete um encontro extraordinário de líderes da indústria, inovadores e visionários que estão moldando o futuro das viagens. Nos próximos três dias, vamos apresentar tendências, tecnologias e soluções que estão revolucionando a indústria das viagens e moldando o mundo”, disse.
Neste ano, o tema da ancestralidade foi abordado desde a abertura, com reflexões e provocações feitas por Daniel Munduruku, escritor, professor e filósofo. Em um discurso ovacionado pela plateia, Munduruku ressaltou a importância de uma abordagem pedagógica no turismo, incentivando uma perspectiva que valorize as visões dos povos indígenas e evite estereótipos.
A presença de diversas lideranças no evento, como Ana Carla Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo, representando o Ministro do Turismo Mário Sabino; Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Verónica Pardo, subsecretária de turismo do Chile, e Roberto de Lucena, secretário de Viagens e Turismo do estado de São Paulo, evidencia a importância da WTM Latin America como uma plataforma internacional de discussão e networking.
“A WTM Latin America 2024 fala sobre ancestralidade como uma ponte que conecta futuro e passado por meio do presente. Isso nos traz a reflexão de revisitar as nossas próprias escolhas, nossas histórias, para entendermos qual mudança a gente quer e se propõe a fazer neste momento em que, coletivamente, estamos construindo o turismo do amanhã. A sustentação para que esse encontro seja possível é a paz. Para amparar as nossas reflexões coletivas aqui, temos como alicerces a diversidade, ancestralidade, inclusão, não-violência, sustentabilidade, segurança, acessibilidade, igualdade e equidade. São pautas importantes para a mudança de consciência das pessoas”, finalizou Bianca.
Com uma programação diversificada e relevante, a WTM Latin America 2024 reafirma seu papel como o principal evento da indústria de viagens e turismo na América Latina, e proporciona um espaço vital para discussões e iniciativas que moldarão o futuro do setor.